Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16030
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Como ensinar a estudantes universitários de Ciências Biológicas e ciências da saúde sobre a crise do conceito de Gene? |
Autor : | Nascimento, Lia Midori Meyer |
metadata.dc.creator: | Nascimento, Lia Midori Meyer |
Resumen : | Na atualidade, considera-se que o conceito de gene está “em crise”. Esta crise diz respeito a um modelo em particular sobre a natureza dos genes, o modelo molecular clássico. Neste modelo, o gene é considerado uma unidade estrutural, funcional e informacional, sendo entendido como uma sequência de DNA responsável pela produção de uma molécula de mRNA ou de um polipeptídio específico, com função única. A crise do modelo molecular clássico decorre da impossibilidade de se manter a idéia de unidade atribuída aos genes frente à complexidade da arquitetura e dinâmica genômicas. Diante desta crise, propostas de revisão conceitual têm sido apresentadas. O presente estudo busca discutir desenvolvimentos recentes acerca do conceito de gene, em particular, reformulações propostas na segunda metade da década de 2000, tais como o tratamento de genes como processos (Keller, 2005; El-Hani et al. 2009); aintrodução de novas formas de falar sobre genes, como na proposta dos conceitos de genon e transgenon (Scherrer e Jost, 2007a, 2007b), e de dene, bene e genitor (Keller e Harel, 2007); e propostas para o conceito de gene que emergiram no âmbito dos projetos Genoma Humano e ENCODE. Discutimos se e como essas propostas conseguem superar os desafios ao modelo molecular clássico, assim como os seus limites de aplicação. |
Palabras clave : | Gene Conceito Modelos Crise paradigmática |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16030 |
Fecha de publicación : | 11-sep-2014 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGF) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.