https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16030
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | El-Hani, Charbel Niño | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Lia Midori Meyer | - |
dc.creator | Nascimento, Lia Midori Meyer | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-11T13:41:22Z | - |
dc.date.available | 2014-09-11T13:41:22Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-11 | - |
dc.date.submitted | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16030 | - |
dc.description.abstract | Na atualidade, considera-se que o conceito de gene está “em crise”. Esta crise diz respeito a um modelo em particular sobre a natureza dos genes, o modelo molecular clássico. Neste modelo, o gene é considerado uma unidade estrutural, funcional e informacional, sendo entendido como uma sequência de DNA responsável pela produção de uma molécula de mRNA ou de um polipeptídio específico, com função única. A crise do modelo molecular clássico decorre da impossibilidade de se manter a idéia de unidade atribuída aos genes frente à complexidade da arquitetura e dinâmica genômicas. Diante desta crise, propostas de revisão conceitual têm sido apresentadas. O presente estudo busca discutir desenvolvimentos recentes acerca do conceito de gene, em particular, reformulações propostas na segunda metade da década de 2000, tais como o tratamento de genes como processos (Keller, 2005; El-Hani et al. 2009); aintrodução de novas formas de falar sobre genes, como na proposta dos conceitos de genon e transgenon (Scherrer e Jost, 2007a, 2007b), e de dene, bene e genitor (Keller e Harel, 2007); e propostas para o conceito de gene que emergiram no âmbito dos projetos Genoma Humano e ENCODE. Discutimos se e como essas propostas conseguem superar os desafios ao modelo molecular clássico, assim como os seus limites de aplicação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gene | pt_BR |
dc.subject | Conceito | pt_BR |
dc.subject | Modelos | pt_BR |
dc.subject | Crise paradigmática | pt_BR |
dc.title | Como ensinar a estudantes universitários de Ciências Biológicas e ciências da saúde sobre a crise do conceito de Gene? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Bomfim, Gilberto Cafezeiro | - |
dc.contributor.referees | Leite, Marcelo | - |
dc.contributor.referees | Barbosa, Jonei Cerqueira | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.