Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15769
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A RELEVANCIA DO CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR
Autor(es): Raphael, Jackeline Kruschewsky Duarte
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Fernandes, Sergio Augusto Franco
Autor(es): Raphael, Jackeline Kruschewsky Duarte
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Fernandes, Sergio Augusto Franco
Abstract: O tema da educação na contemporaneidade tem levado psicanalistas a questionar o mal-estar que permeia este campo, com leituras e conjecturas feitas a partir dos textos de Freud, na busca pelas suas contribuições. Em se tratando do Ensino Superior, Freud apresentou poucas reflexões sobre a Universidade, salvo um importante texto acerca do ensino da Psicanálise na Universidade. No decorrer de toda a sua obra, fala da educação e prevê muitas questões que se fazem presentes no contexto atual do Ensino Superior, principalmente no que tange à relação professor-aluno, pela via do conceito de transferência, abordado por ele desde os primórdios da psicanálise. Este estudo tem, como finalidade, buscar na obra de Freud, por meio de revisão bibliográfica, contribuições para o Ensino Superior a partir da reforma universitária vigente, ressaltando a transferência como um conceito fundamental.
Palavras-chave: Educação superior
Psicanálise
Transferência
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFSE
Citação: RAPHAEL, J. K. D. ; COELHO, M.T.Á.D.; FERNANDES, S. A. F. A RELEVÂNCIA DO CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA PARA O ENSINO SUPERIOR. In: Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristovão: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15769
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A RELEVÂNCIA DO CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA NAS CONTRIBUIÇÕES DE FREUD PARA O ENSINO SUPERIOR.pdf120,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.