Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15640
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Redes de aprendizagem colaborativa: contribuição da Educação a Distância no processo de qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde - SUS
Other Titles: Interface : Comunicação, Saúde, Educação
Authors: Santos, Maria Ligia Rangel
Barbosa, Ana de Oliveira
Riccio, Nicia Cristina Rocha
Souza, Joseilda Sampaio de
metadata.dc.creator: Santos, Maria Ligia Rangel
Barbosa, Ana de Oliveira
Riccio, Nicia Cristina Rocha
Souza, Joseilda Sampaio de
Abstract: Analisa-se a experiência do Curso de Especialização em Saúde Coletiva: concentração em Gestão Pública Municipal, desenvolvido no estado da Bahia, Brasil, visando qualificar gestores do SUS, mediante a política de Educação Permanente em Saúde (EPS). A Net-Escola de Saúde Coletiva desenvolveu a concepção e operacionalização do curso, articulando pressupostos da Educação a Distância à EPS, orientando-se por competências necessárias à gestão do SUS, para fortalecer projetos e ações que integram educação e trabalho. Desenvolveu-se entre 2009 e 2010, com cento e cinquenta vagas voltadas a gestores municipais de saúde e suas equipes, com base na interação todos-todos e na construção do conhecimento colaborativo, reforçando-se a autonomia e a autoria dos sujeitos, por meio da interatividade no ambiente virtual de aprendizagem, visando potencializar a formação de redes de aprendizagem colaborativa. Analisa-se como a estratégia pedagógica se desenvolveu, delineando-se os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem.
Keywords: Redes de aprendizagem
Educação a distância
Educação continuada
Qualificação de gestão
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15640
Issue Date: 2012
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Ligia Rangel-S.pdf167,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.