Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorSantana, Alexandre Rebouças de-
dc.creatorSantana, Alexandre Rebouças de-
dc.date.accessioned2014-08-12T15:12:22Z-
dc.date.available2014-08-12T15:12:22Z-
dc.date.issued2014-08-12-
dc.date.submitted2013-08-28-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15574-
dc.description.abstractEste estudo visou investigar novas possibilidades de abordar a formação humana no espaço escolar tradicional, através de pesquisa empírica fundamentada na teoria intitulada “Epistemologia do Educar” desenvolvida por Dante Galeffi. Esta teoria, de base transcomplexa, também contém elementos fundantes, como autoconhecimento, além de conceitos como deixar o outro ser o caminho de sua vida, caminho óctuplo, dialogia, polilógica e atitude filosófica, os quais, juntamente com a obra “Fenomenologia da percepção” de Merleau-Ponty, fundamentam outra abordagem para o corpo em seu processo de construção e formação do ser humano. Estas teorias e conceitos nortearam tanto a práxis quanto a metodologia em Educação Musical ao criar dispositivos articuladores entre teoria e práxis para uma vivência de conteúdos, como por exemplo, propriedade do som (altura, timbre, dinâmica e duração) durante o experimento. Para isso foi utilizado o corpo, música instrumental, canção (letra e música), o diálogo, a reflexão e expressão do acontecimento vivido como dispositivos metodológicos para nortear a vivência destes conceitos teóricos, revelar e registrar os fenômenos. Esta pesquisa qualitativa evidenciou uma possibilidade de abordagem condizente com o cenário atual de formação e educação humana, de base transcomplexa e fenomenológica, no qual a experiência, reflexão e tempo se revelaram como categorias importantes neste processo de ensino-aprendizagem na busca da compreensão e vivências de fenômenos complexos. Destarte, trouxe uma oportunidade de reflexão sobre o modelo de plano de aula vigente, outro paradigma para a função da Música no espaço escolar regular, uma abordagem diferente para o corpo na apreciação musical e reflexões acerca do objeto canção como catalisador de intenções artístico pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study aimed to investigate new possibilities of addressing the human formation within traditional school, through empirical research grounded in theory entitled "Epistemology of Educating" developed by Dante Galeffi. This theory, basic transcomplexa, also contai ns in its body, founding elements, such as self - knowledge, in addition to concepts such as leave the other be the path of his life, path octal, dialogism, poly logic and philosophical attitude, which, along with the work “ P henomenology of perception ” by Me rleau - Ponty , sought to justify another approach for the body in its process of construction and formation of human beings. These theories and concepts guided both the praxis as the methodology in Musical Education to create devices articulators between the ory and praxis for an experience of content, such as for exa mple, ownership of sound (pitch , timbre, dynamics and duration) during the experiment. For this reason it was used the body, instrumental music, song (music and lyrics) dialog, reflection and expr ession of the event lived as methodological devices to guide the experience of these theoretical concepts, reveal and record the phenomena. This qualitative research showed a possibility of approach consistent with the current scenario of training and educ ation, basic human trans complex and phenomenological, in which the experience, reflection and Time proved how important categories within this teaching - learning process in search of understanding and experiences of complex phenomena. Thus , contributed to reflect on the lesson plan template prevailing, another paradigm for the role of Music in regular school space, a different approach to the body in assessing musical and reflections about the object song as catalyst for artistic - pedagogical intentions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEpistemologypt_BR
dc.subjectInterdisciplinarypt_BR
dc.subjectapproach in educationpt_BR
dc.titleVivência da epistemologia do educar na aula de músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesSantiago, Diana Santiago da-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ALEXANDRE_REBOUÇAS final.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.