Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorZen, Giovana Cristina-
dc.creatorZen, Giovana Cristina-
dc.date.accessioned2014-08-01T14:25:11Z-
dc.date.available2014-08-01T14:25:11Z-
dc.date.issued2014-08-01-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15443-
dc.description.abstractO trabalho busca compreender como as ações engendradas no município de Boa Vista do Tupim, em parceria com o Projeto Chapada, romperam com o perverso ciclo de analfabetismo, ampliando as possibilidades de produção de sucesso escolar. A pesquisa de campo foi realizada em quatro percursos distintos nos quais foram realizadas observações, entrevistas e encontros formativos que permitiram produzir e coletar os dados da pesquisa de forma simultânea. Os diversos aspectos do campo educacional que possibilitaram a trans-formação dos educadores foram analisados a partir do conceito de experiência, discutidos por Dewey e Larrosa; e do conceito de habitus, cunhado por Bourdieu e atualizado por Lahire. Das muitas lições apreendidas, é possível afirmar que a formação continuada, quando concebida como um processo experiencial, potencializa de modo significativo as tensões entre o instituído e o instituinte, provocando deslocamentos no habitus de cada professor e do contexto no qual se insere. Habitus e experiência mantêm entre si uma relação de interdependência. É aí que reside a potência do processo formativo, no qual os sujeitos assumem o papel de experimentadores de si mesmos e trans-formam os modos de ser, de pensar e de agir.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The work seeks to understand how the actions engendered in Boa Vista do Tupim, in partnership with the Projeto Chapada, broke the perverse cycle of illiteracy, expanding the possibilities of producing school success. The field work was performed in four distinct pathways that allowed us to collect and to produce survey data simultaneously through group observations, interviews and formative meetings. The various aspects of the educational field which enabled educators trans-formation were analyzed using the concept of experience, as discussed by Dewey and Larrosa; and the concept of habitus, proposed by Bourdieu and updated by Lahire. The research allowed us to state that continued teacher training, when conceived as an experiential process, enhances significantly the tensions between the instituted and the instituting, causing shifts in the habitus of each teacher and also in the context in which they live and perform their work. Habitus and experience have an interdependent relationship. There in lies the power of the formative process in which the subjects assume the role of self experimenters and trans - form their ways of being, thinking and acting.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectProfessores - Educação (Educação permanente)pt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectSchool successpt_BR
dc.subjectExperience and habituspt_BR
dc.titleA formação continuada como um processo experiencial: a trans-formação dos educadores de Boa Vista do Tupimpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMussi, Amali de Angelis-
dc.contributor.refereesCarvalho, José Sérgio Fonseca de-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesSantos, Stella Rodrigues dos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DOUTORADO_ A Formacao Continuada como um Processo Experiencial_Giovana Cristina Zen_ 20141.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.