Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15421
Tipo: | Dissertação |
Título: | O lúdico no currículo da educação infantil: debates e proposições contemporâneos |
Autor(es): | Conceição, Ana Paula Silva da |
Autor(es): | Conceição, Ana Paula Silva da |
Abstract: | Os últimos anos têm sido marcado em nosso país, por uma vigorosa reflexão crítica sobre a
construção de uma educação democrática, cujo currículo e cuja prática pedagógica levem em
conta a heterogeneidade de culturas e classes sociais e promovam o desenvolvimento das
crianças na plenitude das múltiplas expressões lúdicas. O presente estudo visa argumentar e
compreender as proposições e os debates teóricos sobre a presença do lúdico no Currículo da
Educação Infantil, além de elaborar indicativos pertinentes e relevantes sobre a vivência do
lúdico na educação sistematizada das crianças. Nesse contexto, esta dissertação tem como
principais bases teóricas os estudos de Huizinga (1993), Kramer (1989), Kshimoto (1994),
Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000), Piaget (1990), Porto (2002), Vygotsky (1998),
entre outros. A opção metodológica foi pela pesquisa bibliográfica, por ser um método que
referencia pressupostos teóricos, bem como estabelece relações entre conceitos
sistematizados, favorecendo o debate, a explicitação e a pertinência dos sistemas de idéias
analisadas. O exercício metodológico ancorou-se numa hermenêutica semiológica dos textos
trabalhados, sem com isso nos impedir de transcender às fontes de inspiração analítica. ABSTRACT Recent years have been marked in our country by a vigorous critical reflection on the construction of a democratic education, whose curricula and teaching practice which takes into account the heterogeneity of cultures and social classes and promoting the development of children in the fullness of the multiple expressions playful. This study aims to argue and understand the propositions and the theoretical debates about the presence of play in the curriculum of early childhood education, and develop relevant and pertinent indications about the experience of play in the systematic education of children. In this context, this paper's main theoretical studies of Huizinga (1993), Kramer (1989), Kshimoto (1994), Luckesi (2000), Macedo (2002), Morin (2000), Piaget (1990), Porto ( 2002), Vygotsky (1998), among others. The method chosen was the literature search, it is a method that references theoretical as well as establishing systematic relations between concepts, encouraging discussion, explanation and relevance of systems of ideas discussed. The exercise methodology anchored in a semiological hermeneutics of the texts worked, without thereby prevent us to transcend the analytic sources of inspiration. |
Palavras-chave: | Ludicidade Currículo Educação infantil Playfulness Curriculum Early childhood education |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15421 |
Data do documento: | 31-Jul-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Paula Silva da Conceição.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.