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Tipo: Tese
Título: Uma margem outra: itinerâncias de jovens das classes populares na educação superior
Autor(es): Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
Autor(es): Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
Abstract: Este estudo investiga a itinerância de jovens das classes populares na educação superior. Nesse intento, busca compreender as redes de socialização de saberes para interpretar os percursos formativos de jovens do ProUni, e, assim, compreender como essas redes contribuem para uma relação afirmativa com o saber acadêmico. A constituição do objeto de pesquisa incide sobre a vivência de jovens com bolsa integral do ProUni na Faculdade Social Bahia (FSBA), instituição de ensino superior privada da cidade de Salvador. A pesquisa de natureza quanti/qualitativa, do tipo estudo de múltiplos casos, de inspiração etnográfica, assume também os contornos da teoria das disposições para ampliar as possibilidades do encontro com situações sutis, implicadas na construção das relações positivas dos jovens com o saber canônico. Para alcançar os objetivos da pesquisa, utilizou-se como dispositivos a observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental. A pesquisa situa o conceito de juventude na pluralidade de concepções da condição juvenil e mostra o ensino superior privado como campo investigativo fértil, mas ainda pouco estudado. Aponta a emergência da noção de redes de relações subterrâneas, articulada à experiência da construção de biografias sociais, como caminho imprescindível à construção da genealogia dos percursos formativos dos jovens, evidenciando disposições favoráveis à aprendizagem dos conhecimentos eruditos. As biografias permitiram a aproximação do olhar dos estudantes acerca das redes de cooperação construídas em seus percursos formativos, suas percepções sobre o ProUni e as alternativas às dinâmicas concebidas na Educação Superior. A partir destas constatações, destacou-se a urgência de transformar as políticas de formação, considerando o olhar dos estudantes que vivenciam a condição de bolsista do programa. Consolidar essas mudanças, entretanto, demanda a implementação de políticas públicas fora da lógica nomeada pelos estudantes como “escada ensaboada”. Tal reversão implica o investimento em projetos que incluam as dimensões da permanência material e simbólica. É imperativo estarem as políticas conectadas aos valores educativos produzidos nas redes de socialização de saberes dos grupos populares e alinhadas a uma perspectiva de educação que dialogue com os conhecimentos dos estudantes, criando condições de aprendizagens que considerem os sujeitos aprendentes como protagonistas de um novo jeito de fazer educação, pautado em um projeto de humanização da produção da existência e de convivência humanizada nos espaços sociais e acadêmicos.
ABSTRACT This study investigates the popular classes’ youths roaming in college. In this attempt, it focuses on understanding knowledge socialization networks to interpret the educative pathways of ProUni youths, and thus comprehend how these networks contribute to an affirmative relatio nship with the academic knowledge. The constitution of the object of research focuses on the experience of young people with full money support from ProUni at Bahia Social College (FSBA), a private universitary education institution in Salvador city. This is a quantitative/qualitative research, multiple cases study, ethnographically inspired, and it takes on the contours of the theory of provisions to enlarge the possibilities of finding subtle situations, involved in building positive relationships with yo ung people who learn the canonic knowledge. To achieve the research objectives, participative observation, semi - structured interview and documentary analysis were used as devices. The study situates the concept of youth in conceptions plurality of youth co ndition and shows private college education as a fertile, but still little studied, investigative field. It also points to the emergence for the notion of underground relations networks, articulated to the experience of social biographies building as an es sential way for the construction of young people genealogy pathways, highlighting provisions conducive to learn classical knowledge. The biographies allowed the approach students view about cooperation networks built on their pathways, their perceptions ab out ProUni and alternatives to the dynamics designed in Superior Education. From these findings, the urgent need to transform education policies was highlighted, considering the view of students that experience the scholarship condition of the program. To consolidate these changes, however, it demands the implementation of public policies outside the logic named by students as "ladder soapy". This reversal implies investment in projects that include the dimensions of material and symbolic remaining. It is i mperative that policies have to be connected to educational values generated in knowledge socialization networks of popular groups and related to an educational approach that dialogues with students' background, creating learning conditions that consider the learning subjects as protagonists of a new way to educate, based on a project of production humanization of the existence and humanized coexistence in both social and academic places.
Palavras-chave: Redes de relações
ProUni
Educação superior
Disposições
Percursos formativos
Ensino superior e estado
Bolsas de estudo
Juventude - Política governamental
Juventude – Aspectos sociais
Relationship networks
Universitary education
Formative pathways
Provisions
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15375
Data do documento: 30-Jul-2014
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