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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15374
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorGonçalves, Alba Lúcia-
dc.creatorGonçalves, Alba Lúcia-
dc.date.accessioned2014-07-30T19:32:40Z-
dc.date.available2014-07-30T19:32:40Z-
dc.date.issued2014-07-30-
dc.date.submitted2013-04-25-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15374-
dc.description.abstractEssa tese se insere no campo das pesquisas sobre a formação de professores, precisamente a formação de professores em atuação. Teve como movimento central a compreensão do processo formativo vivido por um grupo de professores da Educação Básica, tomando como ponto de partida o espaço ocupado por suas experiências. Tomei como inspiração teórica estudos a respeito de formação e experiência, dentre eles, os realizados por Roberto Macedo, Gaston Pineau e Christine Josso, e os estudos específicos da formação de professores realizados por Helena Freitas, Graça Mizukami e Leila Mororó. A pesquisa esteve assentada nos princípios da etnometodologia e de seu encontro com a multirreferencialidade. Utilizei como dispositivos para a busca de informações o questionário, para levantar informações acerca do perfil desses professores-alunos, a entrevista, para levantar opiniões e impressões a respeito do vivido no curso e na Instituição, e o grupo focal, para o aprofundamento com o coletivo das ideias levantadas a respeito da formação dos atores sociais participantes dessa pesquisa. Participaram da pesquisa 15 professores-alunos egressos do curso de Formação Inicial de Professores em atuação, oferecido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). No movimento de análise das informações, foi possível perceber a necessidade de a Instituição definir seu projeto institucional de formação, desenvolver ações mais significativas para assegurar o acesso, a permanência e as condições objetivas para que esse público possa compreender e assumir sua formação como um direito. A disciplina Estágio Supervisionado constituiu-se em um dispositivo importante na formação desses professores-alunos, pois assegurou a compreensão do seu processo formativo e o lugar da experiência nesse processo, bem como da relação teoria e prática, enquanto discussões fundantes para gerar um movimento de práxis e, assim, também novas necessidades de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis falls within the research field on teacher professional formation, more precisely on teachers who are currently working. Its central objective was to understand the formation process lived by a group of Basic Education teachers and its starting point was based on their experiences. As theoretical inspiration, we adopted studies on formation and experiences, among them, those by Roberto Macedo, Gaston Pineau and Christine Josso, as well as specific studies on teacher formation carried out by Helena Freitas, Graça Mizukami and Leila Mororó. The research stands on ethnomethodology principles and its characteristics of multi referentiality. Questionnaires were used to collect information on the profile of these learner teachers; interviews were used to collect opinions and impressions concerning what they live in the course and in the institution; and focal group for a deeper collective view about the ideas on the professional formation of these social actors engaged in this research. This study included 15 learner teachers from the Teaching Initial Formation course offered by the State University in Santa Cruz (UESC) for those who are already working. By analyzing the information, it was possible to realize that the institution must set its institutional formation project, develop more meaningful actions to assure their access, their staying and objective conditions so that they understand, and face their formation as a right. The discipline Supervised Internship is an important device for these learner teachers‟ professional development, once it enables them to understand their formation process and where their experience fits in the process, as well as the relation between practice and theory as basic discussion for a movement of praxis and, thus, bring along new learning necessities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.subjectTheory and practicept_BR
dc.titleProação formando professores em atuação: entrecurrículo, experiência e metaformação como referências para uma hermenêutica no campo da formaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMororó, Leila Pio-
dc.contributor.refereesNascimento, André Luiz Brito-
dc.contributor.refereesFontes, Isaura Santana-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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