Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15353
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : O USO DE ATIVIDADES LÚDICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA PERÍCIA CONTÁBIL
Autor : Oliveira, Marcia Mineiro
Rocha, Joseilton Silveira da
metadata.dc.creator: Oliveira, Marcia Mineiro
Rocha, Joseilton Silveira da
Resumen : Ao professor universitário demanda-se que ele domine um conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas científicas e elas devem estar em ação com o intuito de levar o educando a uma progressiva autonomia na busca pela aprendizagem e no desenvolvimento da capacidade de reflexão. Com o objetivo de identificar como o uso de técnicas lúdico-pedagógicas no ensino da disciplina Perícia Contábil atua na vida acadêmica dos discentes buscou-se, na pesquisa científica de survey, com abordagem dedutiva, teórico-empírica, descritiva, apoiada em revisão bibliográfica e eletrônica, observação assistemática, que teve como instrumento de coleta o questionário, um caminho para alcançar tal fim. A revisão teórica aborda a história da perícia contábil e sua conceituação, os tipos de perícia, o perfil do perito, o ensino da Perícia, as tendências pedagógicas, a relação ensino x aprendizagem, dificuldades do ensino superior e a pedagogia e técnicas lúdico-pedagógicas. Este artigo apresenta o resultado do levantamento perante os discentes sobre a utilização da pedagogia lúdica, abordada de forma prática a aplicação de técnicas lúdico-pedagógicas aos conteúdos ensinados no curso de Ciências Contábeis, na disciplina Perícia Contábil, e apresenta os resultados no ensino e na aprendizagem e na vida dos discentes. A leitura deste material se justifica por poder se refletir em contribuição ao ensino no curso de Ciências Contábeis, na disciplina Perícia Contábil, podendo ainda ser replicada para outras disciplinas e outros cursos. Certificou-se de que o uso de atividades lúdico-pedagógicas influencia positivamente na vida acadêmica dos discentes.
Palabras clave : Atividades lúdico-pedagógicas
Ensino
Aprendizagem
Contabilidade
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Congresso UFSC Controladoria e Finanças
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15353
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Ciências Contábeis)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
O uso de atividades lúdico-pedagógicas no ensino da perícia contábil.pdf197,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.