Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDick, Sara Martha-
dc.contributor.authorVieira, Débora Magali Miranda-
dc.creatorVieira, Débora Magali Miranda-
dc.date.accessioned2014-07-17T02:07:44Z-
dc.date.available2014-07-17T02:07:44Z-
dc.date.issued2014-07-16-
dc.date.submitted2013-08-08-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15230-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar o processo histórico de constituição do corpo de saberes específico à formação das mulheres para o magistério pela da Escola Normal da Bahia no período de 1890 a 1914. Tendo em vista os ideais republicanos que para a sua realização dependia de um povo instruído, assim como, a recusa à co-educação e a consequente presença crescente das mulheres no curso normal num período de obrigatoriedade do ensino primário, inclusive, para as meninas, a pesquisa norteia-se pela seguinte questão: Qual o processo histórico de constituição do corpo de saberes específico à formação das mulheres para o magistério a cargo da Escola Normal da Bahia no período de 1890 a 1914? A questão central e os objetivos traçados na pesquisa nos levaram a caminhar à sombra das contribuições advindas das transformações na historiografia brasileira onde buscamos nos aproximar dos elos que dão sentido à relação entre as perspectivas da História das Mulheres (com ênfase nos estudos de gênero), da História Cultural e da História da Educação. A análise partiu basicamente de fontes primárias como Leis, Resoluções e Regulamentos, Relatórios da Diretoria da Instrução Pública, Periódicos e da Bibliografia disponível.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present study aims to analyze the historical process of formation of the body of knowledge specific to the training of women as teachers in charge of the Normal School of Bahia in the period 1890-1914. Given that Republican ideals for their achievement depended on an educated, as well as the refusal to co-education and the consequent increasing presence of women in the normal course over a period of compulsory primary education, including for girls, research is guided by the following question: What is the historical context of the body of knowledge specific to the training of women as teachers in charge of the Normal School of Bahia in the period 1890-1914? The central question and the objectives outlined in the research led us to walk in the shadow of the contributions of the changes in Brazilian historiography where we seek to approach the links that give meaning to the relationship between the perspectives of Women's History (with emphasis on gender studies), Cultural History and the History of Education. The analysis was mainly from primary sources such Laws, Resolutions and Regulations, Reports of the Board of Public Instruction, Journals and Bibliography available.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEscola Normal da Bahiapt_BR
dc.subjectFormação de professoraspt_BR
dc.subjectEnsino normalpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectNormal School of Bahiapt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleA Escola Normal da Bahia: saberes veiculados na formação das mulheres para o magistério (1890 - 1914)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlmeida, Jane Soares de-
dc.contributor.refereesRocha, Lúcia Maria da Franca-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.