Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDick, Sara Martha-
dc.contributor.authorMoreira, Rita de Cássia Costa-
dc.creatorMoreira, Rita de Cássia Costa-
dc.date.accessioned2014-07-11T19:12:00Z-
dc.date.available2014-07-11T19:12:00Z-
dc.date.issued2014-07-11-
dc.date.submitted2014-01-17-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15193-
dc.description.abstractÉ proposta desta investigação, analisar e discutir, numa perspectiva de estudos de Educação e Gênero, a literatura produzida pela professora e escritora baiana Mabel Velloso, buscando perceber nas linguagens e nos discursos presentes em suas obras, representações e construções acerca de Educação, de Gênero e das relações de poder historicamente construídas entre mulheres e homens. Este estudo se justifica quando se pensa no processo de formação das representações de gênero, que têm se perpetuado através da educação, também veiculadas através da literatura, largamente utilizada como recurso didático e paradidático - espaço onde também se insere a prosa poética infanto/juvenil de Mabel Velloso - e que contribuem para a manutenção e reprodução de assimetrias que privilegiam homens em detrimento das mulheres. As discussões sobre Educação, Gênero e Literatura são tecidas, portanto, num movimento dialógico que envolve a História, a Linguagem, os Sujeitos e suas implicações com as representações e relações de poder. Abraça a perspectiva: do afastamento do paradigma da simplificação, e aproximação do paradigma da complexidade (MORIN, 2002), tão mais adequado porque próximo do real (HARAWAY, 1991); da diversidade e nela a dialógica e a dialética; da polifonia e polissemia do discurso literário; da priorização do rigor e da atividade crítica; da pesquisa situada e da emoção como conhecimento válido. Ao revelar, através da obra e ação docente de Mabel Velloso, a perspectiva androcêntrica presente nos processos educativos (formais e informais) para meninas e meninos, afirmar sua importância para a História das Mulheres, para os Estudos de Gênero e da Educação na Bahia.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT It is proposed in this research analyze and discuss, in a perspective of Education and gender studies, the literature produced by Professor and writer Mabel Velloso, fetching perceive in the languages and in the discourses present in his works, representations and constructions about Education, gender and power relations historically built between women and men. This study is justified thinking of the process of formation of gender representations, which have been perpetuated through education, also through literature, widely used as didactic resource and reader-space where also inserts the poetic prose Mabel Velloso - and contributing to the maintenance and reproduction of asymmetries which favour men over women. Discussions on education, gender and literature are woven, in a dialogic movement that involves history, language, subject and its implications with the representations and power relations. Embraces the removal of paradigm of simplification and approximation to paradigm of complexity (MORIN, 2002), so more suitable because close to the real (HARAWAY, 1991); the diversity and on it, the dialogic and the dialectic; polyphony and polysemy of literary discourse; the prioritization of rigour and critical activity; situated research and emotion as a reliable source of knowledge. To reveal, through the work and teaching of Mabel Velloso, the androcentric prospect present in educational processes (formal and informal) for girls and boys, to assert their importance to the history of women, gender studies and education in Bahiapt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRepresentações de Gêneropt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectRepresentations of Genderpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.titleHistória e histórias : educação e relações de gênero na obra de Mabel Vellosopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSouza, Ângela Maria Freire de Lima e-
dc.contributor.refereesFagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho-
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesFranco, Nanci Helena Rebouças-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Final RITA DE CASSIA MOREIRA.pdf5,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.