Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15185
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.authorMontes, Valéria Alves-
dc.creatorMontes, Valéria Alves-
dc.date.accessioned2014-07-11T16:56:18Z-
dc.date.available2014-07-11T16:56:18Z-
dc.date.issued2014-07-11-
dc.date.submitted2013-12-13-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15185-
dc.description.abstractA presente tese tem como objeto de estudo o processo de mobilização e recontextualização dos saberes profissionais do Guia de Turismo em situação de trabalho. Busca compreender como os guias de turismo mobilizam seus saberes e os recontextualizam na prática profissional e quais significados associam a tais conhecimentos. A pesquisa realiza-se mediante uma abordagem qualitativa utilizando o método etnográfico que possibilita a análise e a compreensão dos acontecimentos, das práticas, das situações de imprevistos em passeios turísticos e em traslados no aeroporto. Os sujeitos da pesquisa são guias de turismo com classificação em Guia de Turismo Regional que atuam no Estado de Alagoas, devidamente cadastrados pelo Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, nos termos da Lei no. 8623, de 28 de janeiro de 1993. Para a realização da pesquisa são utilizados os dispositivos entrevista aberta e observação participante. Para o desenvolvimento deste estudo utilizam-se as categorias teóricas sobre recontextualização do conhecimento, reflexividade e saber profissional através de diversos olhares. Os resultados obtidos evidenciam que em contexto de trabalho os guias de turismo mobilizam e recontextualizam três saberes fundamentais: Saber turístico; Saber comunicacional; Saber vender e negociar (comercializar).pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The object of this thesis is the process of mobilization and recontextualization of professional knowledge of Tourist Guides at a work situation. It aims to understand how tour guides mobilize their knowledge and recontextualizeitin professional practice and also aimed to understand which meanings a re associated with such knowledge.The research was developed through a qualitative approach using the ethnographic method that enables the analysis and understanding of events, practices, unexpected situations during tours and transfers from the airport. T he subjects of this research were tour guides with Regional Tourist Guide Classification, operating in the State of Alagoas, Brazil, fully registered by the Brazilian Institute of Tourism - EMBRATUR, under the Law no. 8623, created on January 28, 1993.In o rder to have the research developed, some techniques, such as open interviews and participant observation were used. To produce the results, several techniques were used, such as the theoretical categories of recontextualization of knowledge, reflexivity a nd professional knowledge through various views.The results showed that in their workplace, tour guides mobilize and recontextualize three fundamental types of knowledge: Tourist knowledge; Communication knowledge; Sell and Trade know - how (marketing).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuias de turismopt_BR
dc.subjectTurismo – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectTour guidespt_BR
dc.subjectVocational trainingpt_BR
dc.subjectTourism – Study and teachingpt_BR
dc.subjectVocational trainingpt_BR
dc.titleSaberes profissionais do guia de turismo: passeios turísticos em perspectiva etnográficapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coCaria, Telmo Humberto Lapa-
dc.contributor.refereesCaria, Telmo Humberto Lapa-
dc.contributor.refereesCoriolano, Luzia Neide Menezes Teixeira-
dc.contributor.refereesAvena, Biagio Mauricio-
dc.contributor.refereesSilva, Francisca de Paula Santos da-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Final.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.