Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Dinéa Maria Sobral-
dc.contributor.authorReis, Minervina Joseli Espíndola-
dc.creatorReis, Minervina Joseli Espíndola-
dc.date.accessioned2014-06-06T17:09:09Z-
dc.date.available2014-06-06T17:09:09Z-
dc.date.issued2014-06-06-
dc.date.submitted2011-03-25-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15064-
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo principal conhecer, analisar e estabelecer relações entre experiências leitoras, concepções de leitura e a constituição do sujeitoleitor. Para isso, foi delimitado como objeto de pesquisa as narrativas de experiências leitoras de um grupo de nove professores dos cursos de licenciatura do Departamento de Educação – Campus X da Universidade do Estado da Bahia. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi feita a opção pela concepção qualitativa na perspectiva da História de Vida. Os registros de narrativas resultantes das entrevistas semiestruturadas foram analisados com base na Análise de Discurso francesa, por considerar que o discurso não é constituído aleatoriamente, mas a partir do entrecruzamento constante das posições sociais que o sujeito ocupa ou já ocupou nas relações sociais de que participa. Cada narrativa revelou o percurso de constituição de leitor de cada professor colaborador, as suas interpretações, além dos sentidos atribuídos por eles às experiências leitoras vividas em um determinado período da vida. A singularidade e pluralidade das narrativas forneceram-nos pistas significativas sobre a constituição do sujeito-leitor. Em cada narrativa, foi objeto de destaque as pessoas lembradas, as instituições sociais e as diversas práticas leitoras experimentadas em cada instituição, além do gosto e das leituras realizadas hoje pelos professores. Ao concluirmos essa pesquisa, podemos afirmar que, para que se tenham efetivas melhorias na educação é preciso conhecer o sujeito - professor, a sua história, o seu jeito de ver e de se relacionar com o mundo. Isso se torna necessário uma vez que por meio do conhecimento das histórias de vida e formação dos professores, é possível conhecer, analisar, refletir e propor estratégias para superar problemas que há anos afligem o cotidiano da educação brasileira. Para se constituir leitor, não há o caminho a ser seguido, mas um a ser traçado de acordo com a história de vida da pessoa. Assim como não existe um percurso único para se constituir humano, cada ser, cada leitor é único, é múltiplo, é diferenciado. Essa é a beleza de ser humano, de ser leitor da vida que deve ser lida e sentida de diferentes maneiras, em diferentes contextos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis aims at knowing, analyzing and establishing relationships between reading experiences, conceptions of reading and the constitution of the reader subject. Therefore, it was defined as the research object the narratives of a reading experience group of nine teachers of undergraduate courses in the Department of Education - Campus X at University of Bahia. For the research development, a qualitative conception in the perspective on the history of Life was chosen. The narrative records from the semi-structured interviews were analyzed based on French Discourse Analysis, considering that the speech is not made randomly, but from the constant intertwining of social positions that the subject occupies or has occupied in the social relations that he participates. Each narrative showed the reader constitution course of each contributor teacher, their interpretations, besides the meanings attributed by them to the reading experiences lived in a particular period of life. The uniqueness and plurality of narratives provided us significant clues about the constitution of the reader-subject. In each narrative the reminded people, the social institutions and the various reading practices experienced in each institution, besides the taste and the readings taken by teachers today were object of spotlight. Concluding this research, we can claim that, to have effective improvements in education it is necessary to know the individual became a professor his story, his way of seeing and relating to the world. This becomes necessary because through the knowledge of life histories and teacher training, it is possible to understand, analyze, consider and propose strategies to overcome problems that for years have been affecting the Brazilian education. To constitute the reader, there is no path to follow, but one to be made according to the person’s history of life. Just as there is no single path to be human formed, every being, every single reader, is multiple, is different. That is the beauty of human being, to be the reader of the life that must be read and perceived in different ways, in different contexts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.subjectLivros e leiturapt_BR
dc.subjectNarrativa de professorespt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectInteresses na leiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectAcademicspt_BR
dc.subjectBooks and readingspt_BR
dc.subjectTeacher narrativept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.titleExperiências leitoras de professores universitários e o processo de constituição do leitorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesSonzogno, Maria Cecília-
dc.contributor.refereesSouza, Elizeu Clementino de-
dc.contributor.refereesArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.refereesMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Minervina Joseli E. Reis _ Tese.pdf3,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.