Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.authorSganzerlla, Sérgio-
dc.creatorSganzerlla, Sérgio-
dc.date.accessioned2014-06-06T15:38:56Z-
dc.date.available2014-06-06T15:38:56Z-
dc.date.issued2014-06-06-
dc.date.submitted2011-02-17-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15061-
dc.description.abstractO crescente desenvolvimento de práticas de mídias-educativas na escola, especialmente voltadas à produção de áudios, vem gerando diversos estudos e pesquisas. Estas pesquisas são direcionadas, em sua maioria, para esse tipo de atividade e seus efeitos na formação dos alunos. Esta dissertação tem como objetivo analisar a educação por meio da percepção de como os meios de comunicação e a tecnologia têm uma forte interface na formação crítica do cidadão. A implantação das rádios web nas escolas é um desses instrumentos. A dissertação analisa a transição radiofônica do analógico para o digital e como esta mudança transforma a realidade da comunicação dentro e fora das escolas, mudando as linguagens, as formas de transmissão e os processos de armazenamento dos dados. Tais perspectivas privilegiam a relação de jovens espectadores com as diferentes mídias, como sujeitos ativos na produção de significados, tomando-os como atores críticos e criativos. Reflete sobre a convergência da mídia e como ela transforma a educação, abrindo uma discussão em relação aos meios e as mediações, tendo como foco o homem e sua existência, reconhecendo que a tecnologia digital fornece uma informação onde não há uma linearidade, adaptando-a a seu favor. Pondera que a educação, dentro da rádio web, transforma-se em um espaço aberto, rompendo com toda a hierarquização do saber dentro de uma escola, implantando ecossistemas educativos e criativos. E conclui que a implantação de rádios web na escola representa colaboração, liberdade e desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas e cidadãs, possibilitando o desenvolvimento de idéias e práticas pedagógicas novas. Os resultados obtidos permitiram a identificação de contribuições próprias e originais de jovens envolvidos no estudo. Isso ratifica a necessidade de serem levadas em conta suas concepções, desejos e aspirações na proposição das diversas atividades que lhes são apresentadas na escola, bem como no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse setor.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The increasing development of educational-media practices in schools, especially aimed at producing audio, has generated several studies and research. These research are commonly about this type of activity and its effects on students learning. This dissertation aims to analyze the education through the perception of how the media and technology have a strong interface in the citizen critical formation. The deployment of web radios in the schools is one of these instruments. The dissertation examines the transition from analogic radio to digital and how this change makes the reality of communication within and outside of schools, changing languages, ways of transmission and storage processes the data. These perspectives emphasize the relationship of young viewers with different media, as active in the production of meanings, taking them as critical and creative actors. Reflects on the convergence of media and how it transforms education, opening a discussion on means and mediations, focusing on the man and his existence, recognizing that digital technology provides information with no linearity, adapting it in his favor. Ponder that the education within the web radio, turns into an open space, disrupting the entire hierarchy of knowledge within a school, implementing educational and creative ecosystems. It concludes that the deployment of web radio station in school results in collaboration, freedom and development of new teaching and citizen strategies, enabling the development of new ideas and teaching practices. The results obtained allowed the identification of own and unique contributions of young people involved in the study. This confirms the necessity of taking into account their views, wishes and aspirations of the various activities in the proposal presented to them at school as well as the development of public policies for this sector.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia e educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectConvergênciapt_BR
dc.subjectRadio web e cidadaniapt_BR
dc.subjectRádio na educaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectMedia and educationpt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectConvergencept_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.titleRádios web e educação: comunicação protagonista na formação do cidadãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesFábio, Zoboli-
dc.contributor.refereesDíaz-Rodríguez, Félix Marcial-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sérgio Sganzerlla _ Dissertação.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.