Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15016
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Entre o Carlo R. e o Orleannais: a saúde pública e a profilaxia marítima no relato de dois casos de navios de imigrantes no porto do Rio de Janeiro, 1893-1907
Otros títulos : História, Ciências, Saúde-Manguinhos
Autor : Rebelo, Fernanda
metadata.dc.creator: Rebelo, Fernanda
Resumen : Aborda as mudanças ocorridas nas práticas da profilaxia marítima brasileira. Por meio de dois casos de navios de imigrantes, que chegaram ao porto do Rio de Janeiro com epidemias a bordo, são analisados a compreensão sobre a etiologia, a forma de prevenção e o combate às três doenças com regulamentação portuária internacional: febre amarela, peste bubônica e cólera. Até o final do século XIX, uma das principais práticas de profilaxia era a quarentena. No início do XX, identificamos a emergência do ideário da microbiologia e dos vetores no serviço sanitário dos portos. A quarentena, que já vinha sendo criticada como antiquada e ineficaz, é limitada a alguns casos, e novos métodos e tecnologias da higiene passam a ser aplicados na defesa sanitária dos portos.
Palabras clave : Imigração
Porto do Rio de Janeiro, Brasil
Saúde pública
História
Brasil
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15016
Fecha de publicación : 2013
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IHAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
0104-5970-hcsm-20-03-0765.pdf399,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.