DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Tourinho, Maria Antonieta Campos | - |
dc.contributor.author | Jesus, Rosane Meire Vieira De | - |
dc.creator | Jesus, Rosane Meire Vieira De | - |
dc.date.accessioned | 2014-04-15T13:36:19Z | - |
dc.date.available | 2014-04-15T13:36:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2012-03-15 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14821 | - |
dc.description.abstract | A aproximação teórica dos conceitos de arte, experiência, comunicação e formação traduz o
cerne desta narrativa que intenta construção conceitual da expressão experiência fílmico-
pedagógica, no sentido de problematizar o movimento existencial da comunicação da
experiência fílmica. Este trabalho compreende experiência fílmica tanto na dimensão formativa da recepção quanto da produção de um filme. Com inspiração metodológica da pesquisa-ação existencial de René Barbier e da pesquisa do tipo etnográfico de Marli André, esta narrativa trabalha com o método inventado da pesquisa-ação do tipo etnográfico. Os
cenários da pesquisa a-com-tecem nos cursos de Licenciatura em Pedagogia/Ensino
Fundamental Séries Iniciais da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, nos municípios baianos de Irecê e de Tapiramutá. Os cenários são acessados pelas pessoas pesquisadas, professores-cursistas ireceenses e tapiramutenses, que participam das seguintes atividades curriculares: 1) em Irecê, três Grupos de Estudos inematográficos, Cinema, Aspirinas e Urubus: um estudo sobre o contexto histórico local e global, As horas: Como se ensina a ser menina e O ano em que meus pais saíram de férias: compreendendo a Ditadura
Militar brasileira, e o Projeto CineContexto: um registro geo-histórico na tela, no segundo semestre de 2009; 2) em Tapiramutá, o Projeto A-con-tecer documentário: construindo narrativas fílmicas I, no segundo semestre de 2009, e a sua continuação, Projeto A-con-tecer
documentário: construindo narrativas fílmicas II, no primeiro semestre de 2010. Sob o pano de fundo das hermenêuticas filosóficas de Hans-Georg Gadamer e da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger, são interpretados os diversos textos acessados na observação participante das atividades referidas dos cursos, bem como os textos que emergem dos cenários – críticas fílmicas, vídeos-documentários, Diário de Ciclo, Memorial e discussão
em listas online. O diálogo entre o experienciado nos cenários investigados e o horizonte de perguntas da DesEstética possibilitou à pesquisadora-intérprete interrogar-se quanto à participação pedagógica do filme nos cursos de formação de professores em exercício, em Irecê e Tapiramutá, a partir das possibilidades que a comunicação da experiência fílmica
encerra no a-com-tecer pedagógico ao emergir outras experiências que atualizam a formação
dos professores-cursistas em um processo educativo menos teleológico e mais xperiencial. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | A-com-tecer | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Filme | pt_BR |
dc.title | Comunicação da experiência fílmica e experiência pedagógica da comunicação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Novaes, Cláudio Cledson | - |
dc.contributor.referees | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.referees | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.contributor.referees | Catelli, Rosana Elisa | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pesquisa e Pós- Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU)
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