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dc.contributor.advisorTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.contributor.authorJesus, Rosane Meire Vieira De-
dc.creatorJesus, Rosane Meire Vieira De-
dc.date.accessioned2014-04-15T13:36:19Z-
dc.date.available2014-04-15T13:36:19Z-
dc.date.issued2014-04-15-
dc.date.submitted2012-03-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14821-
dc.description.abstractA aproximação teórica dos conceitos de arte, experiência, comunicação e formação traduz o cerne desta narrativa que intenta construção conceitual da expressão experiência fílmico- pedagógica, no sentido de problematizar o movimento existencial da comunicação da experiência fílmica. Este trabalho compreende experiência fílmica tanto na dimensão formativa da recepção quanto da produção de um filme. Com inspiração metodológica da pesquisa-ação existencial de René Barbier e da pesquisa do tipo etnográfico de Marli André, esta narrativa trabalha com o método inventado da pesquisa-ação do tipo etnográfico. Os cenários da pesquisa a-com-tecem nos cursos de Licenciatura em Pedagogia/Ensino Fundamental Séries Iniciais da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, nos municípios baianos de Irecê e de Tapiramutá. Os cenários são acessados pelas pessoas pesquisadas, professores-cursistas ireceenses e tapiramutenses, que participam das seguintes atividades curriculares: 1) em Irecê, três Grupos de Estudos inematográficos, Cinema, Aspirinas e Urubus: um estudo sobre o contexto histórico local e global, As horas: Como se ensina a ser menina e O ano em que meus pais saíram de férias: compreendendo a Ditadura Militar brasileira, e o Projeto CineContexto: um registro geo-histórico na tela, no segundo semestre de 2009; 2) em Tapiramutá, o Projeto A-con-tecer documentário: construindo narrativas fílmicas I, no segundo semestre de 2009, e a sua continuação, Projeto A-con-tecer documentário: construindo narrativas fílmicas II, no primeiro semestre de 2010. Sob o pano de fundo das hermenêuticas filosóficas de Hans-Georg Gadamer e da fenomenologia hermenêutica de Martin Heidegger, são interpretados os diversos textos acessados na observação participante das atividades referidas dos cursos, bem como os textos que emergem dos cenários – críticas fílmicas, vídeos-documentários, Diário de Ciclo, Memorial e discussão em listas online. O diálogo entre o experienciado nos cenários investigados e o horizonte de perguntas da DesEstética possibilitou à pesquisadora-intérprete interrogar-se quanto à participação pedagógica do filme nos cursos de formação de professores em exercício, em Irecê e Tapiramutá, a partir das possibilidades que a comunicação da experiência fílmica encerra no a-com-tecer pedagógico ao emergir outras experiências que atualizam a formação dos professores-cursistas em um processo educativo menos teleológico e mais xperiencial.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA-com-tecerpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectFilmept_BR
dc.titleComunicação da experiência fílmica e experiência pedagógica da comunicaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesNovaes, Cláudio Cledson-
dc.contributor.refereesCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesCatelli, Rosana Elisa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós- Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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