Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Lúcia Maria da Franca-
dc.contributor.authorSampaio, Anderson Mendes-
dc.creatorSampaio, Anderson Mendes-
dc.date.accessioned2014-02-13T14:25:06Z-
dc.date.available2014-02-13T14:25:06Z-
dc.date.issued2014-02-13-
dc.date.submitted2011-02-18-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14584-
dc.description.abstractO objeto de estudo dessa investigação é o Centro Supletivo de Qualificação Profissional da Fundação Divina Pastora, instituição escolar sob a tutela do Mosteiro Cisterciense em Jequitibá, em Mundo Novo, no Estado da Bahia. Inscrito no campo da História da Educação e apoiado no referencial teórico da história das instituições escolares, este trabalho objetiva conhecer o centro supletivo profissionalizante, buscando identificar e analisar as organizações e práticas que lhe conferem particularidade frente à política educacional brasileira no recorte cronológico da pesquisa. A demarcação cronológica vai de 1970, ano de sua criação, até 1996, quando se encerraram as suas atividades em regime de internato. Situado numa área fértil de vocação econômica agrícola, o centro supletivo profissionalizante, ofertou prioritariamente cursos de agropecuária, mecânica geral, mecânica de autos e marcenaria. Esses cursos funcionaram em regime de internato e duravam entre oito e nove meses. Dessa forma, esse trabalho objetiva estudar o Centro Supletivo de Qualificação Profissional da Fundação Divina Pastora, considerando as condições de sua criação, a organização dos seus espaços, as características dos seus professores e alunos, e finalmente, a formação ensejada nessa instituição escolar, buscando evidenciar sua singularidade em face da política e da legislação educacional no Brasil. Para tanto, buscou-se suporte na bibliografia especializada no estudo do contexto histórico e educacional brasileiro e na pesquisa de fontes variadas como diários de classe, livros de matrículas, livros de atas de resultados finais, jornais, diários oficiais, documentos legais e normativos, além de fotografias, plano arquitetônico e elementos da cultura material desta instituição escolar. Por fim, através do contraste entre a bibliografia e a pesquisa documental, pôde-se verificar a existência de características que conferem singularidade ao Centro Supletivo de Qualificação Profissional da Fundação Divina Pastora, demonstrando aproximações e distanciamentos desta instituição escolar em relação ao contexto mais geral da educação brasileira no período em estudo.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The study object of this investigation is the Centro Supletivo de Qualificação Profissional da Fundação Divina Pastora, educational institution under the tutelage of the Mosteiro Cisterciense in Jequitibá, in Mundo Novo, in the state of Bahia. Grounded on the field of History Education and supported in the theoretical framework of the history of the educational institutions, the objective of this work is to know the supplementary vocational center, seeking to identify and analyze organizations and practices that give it particularity against the Brazilian educational policy in chronological crop research. The chronological demarcation begins in 1970, the year of its inception, until 1996, when it ended its activities as a boarding school. Situated in an area of fertile agricultural economic vocation, the supplementary vocational center, offered primarily professional courses in farming, general mechanics, mechanics of cars and woodworking. These courses worked in a boarding and lasted between eight and nine months. Therefore, this paper aims to study the Centro Supletivo de Qualificação Profissional da Fundação Divina Pastora, considering the conditions of its creation, the organization of its space, the characteristics of its teachers and students, and finally, the formation offered in this institution, seeking to emphasize its uniqueness in the face of politics and education legislation in Brazil. To this end, this work was supported by the specialized literature in the study of historical and educational Brazilian context and in the researches of various sources such as daily classes, registration books, records and final results books, newspaper, gazettes, legal and normative documents, in addition to photographs, architectural plan and elements of material culture related to this school. Finally, through the contrast between the bibliography and documentary research, it could be verified the existence of characteristics that give uniqueness to the Centro Supletivo de Qualificação Profissional da Fundação Divina Pastora, showing similarities and differences of this educational institution in relation to the broader context of Brazilian education in the study period.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas Profissionais – História – Mundo Novo (BA)pt_BR
dc.subjectEducação – História – Mundo Novo (BA)pt_BR
dc.subjectEnsino Profissional – História – Mundo Novo (BA)pt_BR
dc.subjectCisterciensespt_BR
dc.titleO Centro Supletivo de Qualificação Profissional da Fundação Divina Pastora: uma instituição escolar em sua singularidade (1970-1996)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesNascimento, Jorge Carvalho do-
dc.contributor.refereesTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSON MENDES SAMPAIO_DISSERTAÇÃO.pdf31,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.