Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTourinho, Maria Antonieta Campos-
dc.contributor.authorAguiar, Edinalva Padre-
dc.creatorAguiar, Edinalva Padre-
dc.date.accessioned2014-02-10T13:51:02Z-
dc.date.available2014-02-10T13:51:02Z-
dc.date.issued2014-02-10-
dc.date.submitted2013-02-28-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14561-
dc.description.abstractEste trabalho insere-se no campo da educação histórica, cuja preocupação fundamental é compreender a construção do pensamento histórico e o desenvolvimento da consciência histórica de crianças e jovens. Tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem de História e sua relação com a consciência histórica. Seu objetivo principal foi analisar se os alunos utilizam o conhecimento histórico como instrumento de construção de sentidos de orientação temporal em suas vidas práticas. A conceituação de consciência histórica aqui assumida é do teórico alemão Jörn Rüsen (2001, p. 58-59), para quem ela é o “[...] modo pelo qual a relação dinâmica entre experiência do tempo e a intenção no tempo se realiza no processo da vida humana.” Os dados foram coletados em 2011 por meio da aplicação de instrumento escrito, constituído por questões de respostas abertas. Os sujeitos foram alunos matriculados no 2º ano do ensino médio em duas escolas (uma pública outra privada), localizadas do município Vitória da Conquista-BA. A abordagem teórico- metodológica pautou-se na pesquisa qualitativa e o tratamento dos dados utilizou o método da análise de conteúdo. Os dados da pesquisa empírica demonstraram que os alunos atribuem importância à disciplina História e julgam agradável seu estudo. Mas, comparada a outros espaços e formas de aprendizagem, a história escolar é considerada enfadonha, discursiva e de memorização. Embora afirmem utilizar o conhecimento histórico na vida cotidiana, seja para formar opiniões, compreender ou explicar para outrem fatos/acontecimentos ou tomar decisões, as narrativas evidenciam pouca relação entre conhecimento histórico e vida prática, já que são marcadas por um fraco repertório desse conhecimento e pouca referência a ideias metahistóricas. Diante desses resultados, podemos afirmar que há um hiato entre o ensinado e o aprendido e que os alunos pouco atribuem sentidos ao conhecimento histórico, comprometendo o desenvolvimento da consciência histórica e sua função de orientação temporal na vida prática.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This work falls within the field of historical education, whose primary concern is to understand the construction of historical thinking and the development of historical consciousness by children and youths. Its study object is the process of teaching and learning history and its relationship to historical consciousness. Its main aim was to assess if students use the historical knowledge as an instrument for the construction of meanings of temporal orientation in their practical lives. The conceptualization of historical consciousness adopted here is that of the German theorist Jörn Rüsen (2001, p. 58-59), to whom it is "[...] the way in which the dynamic relationship between the experience of time and the intention in time takes place in the process of human life." Data were collected in 2011 by means of the application of a written instrument, consisting of questions with open-ended answers. The subjects were students enrolled in the 2nd year of the secondary education in two schools (one public and one private), located in the municipality of Vitória da Conquista-BA. The theoretical- methodological approach was based on qualitative research and data processing used the method of content analysis. The empirical research data showed that students give importance to the subject of history and consider its study as being pleasant. But compared to other spaces and forms of learning, school history is considered boring, discursive and based on memorization. Although they claim to use the historical knowledge in everyday life, either to form opinions, understand or explain to others facts/events or make decisions, narratives show little relationship between historical knowledge and practical life, since they are characterized by a weak repertoire of such knowledge and little reference to meta-historical ideas. Given these results, we can state that there is a gap between what is taught and what is learned and that students attribute meanings to the historical knowledge, implicating the development of historical consciousness and its role of temporal orientation in practical life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPesquisa históricapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectHistorical educationpt_BR
dc.subjectHistorical consciousnesspt_BR
dc.subjectSituated historicalpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectHistory didacticspt_BR
dc.titleO ensinado, o aprendido: a educação histórica e a consciência históricapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFerreira, Carlos Augusto Lima-
dc.contributor.refereesPina, Maria Cristina Dantas-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesDick, Sara Martha-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Edinalva Padre Aguiar.pdf3,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.