Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorSantos, Ana Paula Moreira-
dc.creatorSantos, Ana Paula Moreira-
dc.date.accessioned2014-01-24T19:52:20Z-
dc.date.available2014-01-24T19:52:20Z-
dc.date.issued2014-01-24-
dc.date.submitted2011-02-03-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14474-
dc.description.abstractA intenção da pesquisa que culminou nesta dissertação foi discutir a relação entre formação e experiência e ampliação da esfera de presença na formação de professores, assumindo a ideia de formação como processo e produto. Uma pesquisa qualitativa pautada no princípio de abertura à experimentação, que buscou inspirações na hermenêutica e na etnografia. Teve como campo de estudos o do Projeto Irecê, que é um Curso de Licenciatura em Pedagogia – Séries Iniciais/Ensino Fundamental oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia aos profissionais do quadro do magistério da rede municipal de Irecê, em parceria com a Prefeitura desse município. O que se quis foi compreender o a-con-tecer desse curso para construir interpretações sobre o que, em um currículo de formação, possibilita experiências que ampliam a esfera de presença. Na tentativa de construir um trabalho que não descuidasse nem da teorização, nem dos dados concretos de interpretação, tentou-se realizar um mergulho teórico, principalmente nos trabalho de Montesquieu, sobre o gosto e ampliação da esfera de presença; de Dewey, sobre experiência; de Nietzsche, sobre formação como tornar-se o que se é; e um mergulho no campo, através da imersão no cotidiano do curso e do diálogo com os professores-cursistas, os estudantes do curso. Tais mergulhos proporcionaram o entendimento da ampliação da esfera de presença como busca movida pelo prazer e impulsionada pela curiosidade, no movimento da experiência na formação e da formação na experiência. Proporcionaram, também, a percepção de que no a-con-tecer do Projeto Irecê ocorrem experiências formativas que ampliam a esfera de presença dos professores-cursistas, sobretudo no contato com as diversas linguagens, mas levaram também ao questionamento sobre a dimensão disso na rede municipal de educação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The intent of the research was to discuss the relationship between training and experience and the concept of the expanding the sphere of presence in teacher education, taking the idea of education as process and product. A qualitative research based on the principle of openness to experimentation, which sought inspiration in hermeneutics and ethnography. The field of studies is the Irecê Project, which is an undergraduated course in Education offered by the Faculty of Education of the Federal University of Bahia in partnership with the Board Education of the City. We seek to understand the quotidian of the course. A work that do not neglect neither the theory nor the interpretation of data. We tried to make a diving in the theory, especially in the work of Montesquieu, Dewey, Nietzsche, and an ongoing dialogue with the students of the course. This provided an understanding of the expanding the sphere of presence as a search motivated by pleasure and driven by curiosity, in the movement of experience in the training and training in the experience. It provided also the perception that, in the Irecê Project, does occur formative experiences in contact with various languages, and also touch other questions about the elementary education, the working place of thesept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProjeto Irecêpt_BR
dc.subjectAmpliação da esfera de presençapt_BR
dc.subjectExpanding the sphere of presencept_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectIrecê Projectpt_BR
dc.subjectTraining of teacherspt_BR
dc.titleA experiência na formação, a formação na experiência e a ampliação da esfera de presençapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPimentel, Álamo-
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesFornari, Liege Maria Sitja-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Final.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.