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dc.contributor.advisorBarros, Alessandra Santana Soares e-
dc.contributor.authorMatos, Ana Cristina Santana-
dc.creatorMatos, Ana Cristina Santana-
dc.date.accessioned2014-01-23T15:19:30Z-
dc.date.available2014-01-23T15:19:30Z-
dc.date.issued2014-01-23-
dc.date.submitted2012-02-14-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14445-
dc.description.abstractHá crescente preocupação com a capacitação de voluntários que prestam trabalho sem remuneração a entidades públicas ou privadas em forma de ajuda humanitária. Discussões sobre a qualificação desses sujeitos têm logrado dimensões novas no Brasil e no mundo. Esta dissertação apresenta uma pesquisa de avaliação de resultados da qualificação oferecida aos voluntários de uma entidade não governamental que propõe a humanização de hospitais – a Associação Viva e Deixe Viver. O estudo de caso teve um recorte no Município de Salvador e avaliou, a partir de uma amostra de 51 sujeitos, os resultados da qualificação nos níveis conhecimento e atitude. A pesquisa de campo utilizou metodologias que integraram a abordagem quantitativa e qualitativa, com triangulação de disciplinas, teorias, métodos e dados. Verificou-se que o treinamento oferecido pela Associação contribui no nível de conhecimento, sendo este grupo avaliado após três anos de formados. O nível atitude, por não ser verificado na prática, não foi avaliado em profundidade, mas trouxe resultados importantes para a pesquisa. As contribuições dos grupos focais, cujo objetivo foi avaliar o treinamento a partir da percepção dos participantes, aprofundaram e trouxeram elementos importantes para construção da avaliação. Resultados foram encontrados no nível de habilidades interpessoais, mesmo não sendo foco do estudo. As conclusões da pesquisa apresentam novos desafios para estudos na área.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACTThere is growing concern about the training of volunteers who work withou t pay, for provide public or private entities, as a form of humanitarian aid. Discussions about the qualification of these individuals have gained new dimensions in Brazil and worldwide. This dissertation presents the research on the results of the evaluat ion of the qualifications offered to volunteers, by a nongovernmental entity which proposes more humanized hospital services – the Associação Viva e Deixe Viver. The case study, restricted to the city of Salvador, evaluated from a sample of 51 subjects, the results of their qualification levels in terms of knowledge and attitude. The field research used a methodology which integrates quantitative and qualitative approaches, with triangulation of disciplines, theories, methods and data. The training, offer ed by the Association, was found to qualify the volunteer at the knowledge level. This group was evaluated after three years of graduation. The attitude level, while not being specifically verified in practice, has not been evaluated in depth, but has brou ght important results for the research. The contributions of the focus groups, which aimed to evaluate the training from the participants’ perceptions, deepened and brought important elements for the construction of the evaluation. Some results were found for the interpersonal level skills even though these were not focused in the study. The findings present new challenges for further researches in the areapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContadores de históriaspt_BR
dc.subjectQualificações profissionaispt_BR
dc.subjectHumanização dos serviços de saúdept_BR
dc.subjectVoluntários nos hospitaispt_BR
dc.subjectHumanização na saúdept_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectQualificationpt_BR
dc.subjectVolunteerpt_BR
dc.subjectHumanization in healthpt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.titleAvaliação de resultados da qualificação de voluntários contadores de histórias em hospitais: o caso da associação Viva e Deixe Viver, em Salvador-Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLopes, Uaçaí de Magalhães-
dc.contributor.refereesPinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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