Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.authorLordelo, Sayonara Nobre de Brito-
dc.creatorLordelo, Sayonara Nobre de Brito-
dc.date.accessioned2014-01-22T19:43:52Z-
dc.date.available2014-01-22T19:43:52Z-
dc.date.issued2014-01-22-
dc.date.submitted2012-01-09-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14443-
dc.description.abstractEsta tese buscou esclarecer a natureza da identidade profissional do tecnólogo. Os conceitos utilizados tratam da identidade profissional, educação superior tecnológica e saberes profissionais. Os objetivos traçados buscaram: analisar a configuração da identidade do tecnólogo e a percepção que a indústria local possui acerca desses profissionais; identificar o valor atribuído pelas empresas aos saberes do tecnólogo em situação de trabalho; analisar os aspectos legais e os elementos do processo de formação, identificar as diferenças existentes na atuação profissional do tecnólogo em relação aos engenheiros e técnicos de nível médio; Analisar o significado que os trabalhadores (tecnólogos) atribuem aos saberes e às competências construídas nos cursos de tecnologia e como os (re)contextualizam na prática profissional. O método desenvolvido caracteriza-se como sendo de cunho quali-qualtitativo, foi desenvolvido através de entrevistas, questionários e análise documental. Os resultados apontam uma tendência futura para absorção de tecnólogos, entretanto o presente revela que o tecnólogo ainda possui identidade difusa, sendo necessário o emprego de políticas de disseminação de informações sobre esse profissional no mundo do trabalho, além do desenvolvimento de propostas de formação com maior densidade tecnológica e zelo pedagógico, esclarecendo sobre o emprego dos saberes e construção da identidade profissional.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This thesis has looked for show the nature profes sional identity of technologist. The concepts used in the text treat about professional identity, high education technologic and professional k nowledge. All the objectives exposed were looking for: analyze the technologist identify and the perception of lo cal industry about those professionals; identify the valor gave to the companies for technologist knowledge in work situation; analyze the legal points and the elements that exist in graduation process; identify differences in the technologist professional actuation when it can be compared with engineers and high school technics; analyze the tenor attributed by the technologist to the knowledge and competency that were building in technologist curse as well how it make to contextualize those information in the professional practice. The method developed, that belongs to a qualitative order, was advanced through interviews, questionnaires and documental analyze. Those results indicate to a future tendency for technologist absorption. However, the present reve al a different case: the technologist have a diffuse identity, making necessary employ all kinds of information politics about this professional in the work world. Also, is important the progress of graduation proposes with bigger technologic perspective a nd pedagogic caution, showing about how employ knowledge and professional identify construction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnólogopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectSaberes Profissionaispt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionapt_BR
dc.subjectTechnologistpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectProfessional knowledgept_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleMundo do trabalho e a formação do tecnólogo: compreensões necessárias à construção da sua identidade profissionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFerro, Alessander Acácio-
dc.contributor.refereesRibeiro, Núbia Moura-
dc.contributor.refereesLeiro, Augusto César Rios-
dc.contributor.refereesLordêlo, José Albertino Carvalho-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sayonara nobre.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.