Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorSousa, Olenêva Sanches-
dc.creatorSousa, Olenêva Sanches-
dc.date.accessioned2014-01-22T19:12:13Z-
dc.date.available2014-01-22T19:12:13Z-
dc.date.issued2014-01-22-
dc.date.submitted2010-05-04-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14442-
dc.description.abstractEsta pesquisa preocupou-se com os cursos de formação para a docência em Matemática e teve foco nos currículos da Licenciatura em Matemática, questionando seus propósitos e responsabilidades para com a construção de uma concepção de Educação Matemática. Partiu da hipótese de que uma estratégia curricular de participação em uma comunidade cognitiva pode ser contributiva à construção desta concepção e utilizou como objeto empírico o blog Matemáticos Educadores, objetivando evidenciar o seu potencial acadêmico como estratégia curricular à formação do Educador Matemático. Operacionalizou-se com um estudo de caso que se debruçou sobre o aspecto comunicativo das suas participações – edições e comentários – e sobre as avaliações dos seus coautores, tendo como base teórica a Etnomatemática, de D’Ambrosio, e as Comunidades de Prática, de Wenger.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study has the intent of reflecting on the training courses for teaching in Mathematics and had its focus on the curriculum of the degree in Mathematics, questioning its purpose and responsibilities to the construction of a concep tion of Mathematics Education. The research started from the thesis that a curriculum strategy for participation in a cognitive community can be contributory to construction of this conception and used the Matemáticos Educadores blog as an empirical object , aiming to highlight its academic potential as a curriculum strategy for Math Educator’s training. It was carried out with a case study that looked into the communicative aspect of their participations - edition and comments - and into the evaluations of his coauthors. It was theoretically based on the Ethnomathematics of D'Ambrosio and the Communities of Practice of Wengept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectConcepção de educação matemáticapt_BR
dc.subjectEstratégia curricularpt_BR
dc.subjectComunidades de práticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectConception of mathematics educationpt_BR
dc.subjectCurriculum strategycpt_BR
dc.subjectCommunities of practicept_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.titleConvite ao professor de matemática: blog como estratégia curricular à construção de uma concepção de educação matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMagalhães, André Ricardo-
dc.contributor.refereesBarbosa, Jonei Cerqueira-
dc.contributor.refereesBurnham, Teresinha Fróes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olenêva Sanches Sousa_dissertação.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.