Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14437
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bonilla, Maria Helena Silveira | - |
dc.contributor.author | Souza, Joseilda Sampaio de | - |
dc.creator | Souza, Joseilda Sampaio de | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-22T17:17:23Z | - |
dc.date.available | 2014-01-22T17:17:23Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-22 | - |
dc.date.submitted | 2011-03-01 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14437 | - |
dc.description.abstract | O tema central desse trabalho é a cultura digital na formação de professores.Buscamos adentrar nessa temática, a partir da nvestigação e análise de um curso de Pedagogia desenvolvido pela Faculdade de Educação da UFBA, através do Programa de Formação Continuada de Professores para o município de Irecê, que apresenta como proposta agregar projetos e ações para favorecer a integração desta cultura entre professores. Nesta pesquisa, a problemática que motivou os estudos partiu da necessidade de identificar, compreender e refletir sobre a existência (ou não) de interdependência entre o Projeto Irecê e o Projeto Tabuleiro Digital, de forma a perceber se esta inter -relação potencializa a formação da cultura digital no contexto de formação de professores. A pesquisa caracteriza - se pela abordagem qualitativa, tomando como natureza do estudo a etnopesquisa formação , que requer do pesquisador reflexões sobre seu processo formativo juntamente com os membros do grupo pesquisado. A pesquisa foi realizada tomando como instrumentos para coleta de informações e reflexão a análise documental, através dos documentos formulados para a elaboração dos projetos Irecê e Tabuleiro Digital; a observação participante, realizada em duas escolas municipais de Irecê, nas dinâmicas desenvolvidas no Projeto Irecê e Tabuleiro digital, e de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos selecionados pela participação direta ou indireta nesses dois projetos. Os resultados da pesquisa mostram que para a vivência da cultura digital entre professores, primeiramente, é preciso discutir a concepção curricular dos cursos que formam esses profissionais da educação. Constatamos que a integração desta cultura nos percursos formativos de educadores acontece com a oportunidade de participação em processos contínuos nos quais os professores vivenciem contextos diferenciados que, poderão acarretar mudanças nas suas práticas em sala de aula. Averiguamos que a aproximação entre os projetos Irecê e Tabuleiro Digital contribuiu para a adoção de posturas diferenciadas pelos professores - cursistas, principalmente, ao trabalhar com as tecnologias, superando os medos, as incertezas, colocando em prática o que estavam vivenciando no curso. Mas, apesar de todos os avanços e o desenvolvimento de ações interligadas, percebemos que o movimento de implementar, desenvolver e avaliar os projetos de forma interdependente aconteceu, efetivamente, apenas com a primeira turma de professores formada pelo Projeto Irecê. Hoje, a inter-relação entre os projetos está fragilizada, mas, por outro lado, fortaleceu outros programas/espaços do município de Irecê que passaram a ser responsáveis pela inserção na cultura digital. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Telecentros | pt_BR |
dc.subject | Digital inclusion | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Telecentres | pt_BR |
dc.title | Cultura digital e formação de professores: articulação entre os Projetos Irecê e Tabuleiro Digital | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Quartieiro, Elisa Maria | - |
dc.contributor.referees | Hetkowski, Tania Maria | - |
dc.contributor.referees | Couto, Edvaldo Souza | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joseilda Sampaio.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.