Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14431
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Consumo colaborativo: da posse ao acesso
Authors: Sales, Gabriela Pereira
metadata.dc.creator: Sales, Gabriela Pereira
Abstract: O presente trabalho procura mostrar as características essenciais e as implicações do chamado consumo colaborativo, como sendo uma alternativa desenvolvimentista. Ao longo de muitos anos o sistema de trocas está presente no cotidiano da humanidade e uma alternativa similar que vem se tornando cada vez mais pertinente para a sociedade é o consumo colaborativo. Esse novo modelo de consumo surgiu a partir de uma mistura de fatores como as crises econômicas vivenciadas no século XXI, o boom da internet e a inevitável percepção da importância do consumo sustentável. É considerado um movimento pós-moderno baseado no utilitarismo aliado a uma manifestação dadivosa. O fato de os objetos serem trocados por seu valor social e não pelo valor que possui no mercado muda completamente a concepção do hiperconsumismo padrão. Essa é uma maneira das pessoas terem acesso ao que precisam sem ir além dos recursos disponíveis tanto econômicos, quanto ecológicos. O excesso de produtos passa a não ser mais visto como símbolo de status. O foco dessa ideia é ter menos e compartilhar mais, sem deixar de usufruir dos bens e serviços desejados. Como resultado tem-se ganhos à economia mundial e acarreta em mudanças na condução e no posicionamento das empresas, em que além de fomentar um desenvolvimento mais sustentável, também promove oportunidades de negócios altamente lucrativos.
Keywords: Consumo (Economia)
Sustentabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: Economia
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14431
Issue Date: 22-Jan-2014
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA PEREIRA SALES.pdf686,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.