Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Gilca Garcia de-
dc.contributor.authorSales, Gabriela Pereira-
dc.creatorSales, Gabriela Pereira-
dc.date.accessioned2014-01-22T14:22:55Z-
dc.date.available2014-01-22T14:22:55Z-
dc.date.issued2014-01-22-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14431-
dc.description.abstractO presente trabalho procura mostrar as características essenciais e as implicações do chamado consumo colaborativo, como sendo uma alternativa desenvolvimentista. Ao longo de muitos anos o sistema de trocas está presente no cotidiano da humanidade e uma alternativa similar que vem se tornando cada vez mais pertinente para a sociedade é o consumo colaborativo. Esse novo modelo de consumo surgiu a partir de uma mistura de fatores como as crises econômicas vivenciadas no século XXI, o boom da internet e a inevitável percepção da importância do consumo sustentável. É considerado um movimento pós-moderno baseado no utilitarismo aliado a uma manifestação dadivosa. O fato de os objetos serem trocados por seu valor social e não pelo valor que possui no mercado muda completamente a concepção do hiperconsumismo padrão. Essa é uma maneira das pessoas terem acesso ao que precisam sem ir além dos recursos disponíveis tanto econômicos, quanto ecológicos. O excesso de produtos passa a não ser mais visto como símbolo de status. O foco dessa ideia é ter menos e compartilhar mais, sem deixar de usufruir dos bens e serviços desejados. Como resultado tem-se ganhos à economia mundial e acarreta em mudanças na condução e no posicionamento das empresas, em que além de fomentar um desenvolvimento mais sustentável, também promove oportunidades de negócios altamente lucrativos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleConsumo colaborativo: da posse ao acessopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEconomiapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA PEREIRA SALES.pdf686,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.