Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14245
Tipo: Dissertação
Título: Polifonias curriculares: possibilidades para uma construção identitária afrodescendente no currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará
Autor(es): Teixeira, Almira Célia de Cristo
Autor(es): Teixeira, Almira Célia de Cristo
Abstract: Esta dissertação aborda a temática da educação e relações raciais, tendo como objeto de investigação, o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, frente às possibilidades da construção de uma identidade afrodescendente. Categorias como identidade cultural, pertencimento, espaço, narrativa, poder, se articulam, como elementos de composição e significado, do corpo teórico desse estudo de caráter qualitativo, que se fundamenta na etnopesquisa crítica e multirreferencial. Focaliza a Universidade Federal do Pará, no contexto amazônico, observando nesse, as peculiaridades culturais que incidem na formação da identidade do negro na região amazônica. Analisa a itinerância do curso de pedagogia no cenário nacional e suas influências no âmbito do curso no Estado do Pará. Faz uma análise do Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, buscando nesse, evidências que influencie a composição curricular do curso, relativas às perspectivas de uma construção identitária afrodescendente. Para isso toma para análise as disciplinas, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Antropologia Cultural e Teoria do Currículo. Traz a noção de atos de currículos, enquanto referência que forja espaços e saberes, outros. O estudo aponta propositivamente para a participação, a interação, a implicação da academia, nas questões afrodescendentes em toda a complexidade que a envolve, como possibilidade curricular para uma construção identitária afrodescendente.
Palavras-chave: Educação
Identidade afrodescendente
Relações raciais
Currículo
Curso de pedagogia
Projeto político-pedagógico
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14245
Data do documento: 19-Dez-2013
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMIRA CÉLIA DE CRISTO.pdf852,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.