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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDick, Sara Martha-
dc.contributor.authorSantos, Jacineide Arão dos-
dc.creatorSantos, Jacineide Arão dos-
dc.date.accessioned2013-12-19T15:42:05Z-
dc.date.available2013-12-19T15:42:05Z-
dc.date.issued2013-12-19-
dc.date.submitted2012-05-24-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14243-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como principal motivação contribuir com o debate no campo da Educação Profissional, tendo como objeto a Formação Profissional destinada aos jovens de classes populares no Brasil. Para tanto se analisou o Projeto Juventude Cidadã na Bahia, uma das inúmeras ações da política pública de educação profissional que ocorreu no Brasil para este público. A pesquisa teve como base teórica de referência o materialismo histórico dialético. O mesmo foi escolhido em especial, porque tem como especificidade a compreensão da realidade concreta em seu percurso histórico. Durante a pesquisa foi priorizado a busca da essência do objeto de estudo no que tange ao proposto e realizado, a fim de empreender uma análise generalizante e não particular. Para alcance do objetivo proposto realizou-se um estudo acerca das categorias centrais que sustentam essa discussão. São elas: trabalho, educação, juventude, educação profissional. Em seguida procedemos com uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto ao órgão no Estado responsável pela coordenação local do Projeto, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). A mesma teve como objetivo obter informações acerca da estrutura e funcionamento do Projeto Juventude Cidadã na Bahia. Além disto, buscamos apreender a concepção defendida e adotada em âmbito local acerca da formação profissional para a juventude baiana por meio dos cursos ofertados. Em seguida utilizando o mesmo procedimento foram contatadas algumas entidades que executaram o Projeto, a fim de apreender como essa formação ocorreu na prática. As perguntas incidiram sobre a estruturação do curso, conteúdos abordados, inserção dos jovens, entre outras com intuito de compreender a ideia de trabalho e educação veiculada para os jovens participantes do Projeto. Os resultados deste estudo indicam que a formação profissional implementada através do Projeto Juventude Cidadã também ocorreu, como em outros programas similares, de forma fragmentada e com o objetivo de atender, de imediato, a demanda do mercado de trabalho baiano desestruturado, flexível e com oferta de postos de trabalho precários. Os cursos são centrados apenas na instrumentalização, sendo sustentados por um discurso que confere aos jovens a responsabilidade em se tornarem “empregáveis”, o que camufla os reais condicionantes que excluem parte significativa da população do setor produtivo e de serviços.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESB E CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.titleProjeto juventude cidadã na Bahia: qualificação social e profissional para a formação do “cidadão mínimo”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesRummert, Sonia Maria-
dc.contributor.refereesAntoniazzi, Maria Regina Filgueiras-
dc.contributor.refereesRocha, Lúcia Maria da Franca-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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