Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dick, Sara Martha | - |
dc.contributor.author | Santos, Jacineide Arão dos | - |
dc.creator | Santos, Jacineide Arão dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-19T15:42:05Z | - |
dc.date.available | 2013-12-19T15:42:05Z | - |
dc.date.issued | 2013-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2012-05-24 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14243 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como principal motivação contribuir com o debate no campo da Educação Profissional, tendo como objeto a Formação Profissional destinada aos jovens de classes populares no Brasil. Para tanto se analisou o Projeto Juventude Cidadã na Bahia, uma das inúmeras ações da política pública de educação profissional que ocorreu no Brasil para este público. A pesquisa teve como base teórica de referência o materialismo histórico dialético. O mesmo foi escolhido em especial, porque tem como especificidade a compreensão da realidade concreta em seu percurso histórico. Durante a pesquisa foi priorizado a busca da essência do objeto de estudo no que tange ao proposto e realizado, a fim de empreender uma análise generalizante e não particular. Para alcance do objetivo proposto realizou-se um estudo acerca das categorias centrais que sustentam essa discussão. São elas: trabalho, educação, juventude, educação profissional. Em seguida procedemos com uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto ao órgão no Estado responsável pela coordenação local do Projeto, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). A mesma teve como objetivo obter informações acerca da estrutura e funcionamento do Projeto Juventude Cidadã na Bahia. Além disto, buscamos apreender a concepção defendida e adotada em âmbito local acerca da formação profissional para a juventude baiana por meio dos cursos ofertados. Em seguida utilizando o mesmo procedimento foram contatadas algumas entidades que executaram o Projeto, a fim de apreender como essa formação ocorreu na prática. As perguntas incidiram sobre a estruturação do curso, conteúdos abordados, inserção dos jovens, entre outras com intuito de compreender a ideia de trabalho e educação veiculada para os jovens participantes do Projeto. Os resultados deste estudo indicam que a formação profissional implementada através do Projeto Juventude Cidadã também ocorreu, como em outros programas similares, de forma fragmentada e com o objetivo de atender, de imediato, a demanda do mercado de trabalho baiano desestruturado, flexível e com oferta de postos de trabalho precários. Os cursos são centrados apenas na instrumentalização, sendo sustentados por um discurso que confere aos jovens a responsabilidade em se tornarem “empregáveis”, o que camufla os reais condicionantes que excluem parte significativa da população do setor produtivo e de serviços. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB E CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Educação para o trabalho | pt_BR |
dc.title | Projeto juventude cidadã na Bahia: qualificação social e profissional para a formação do “cidadão mínimo” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Rummert, Sonia Maria | - |
dc.contributor.referees | Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras | - |
dc.contributor.referees | Rocha, Lúcia Maria da Franca | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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