Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantana, Kleverton Bacelar-
dc.contributor.authorSantos, Lilian Lobato dos-
dc.creatorSantos, Lilian Lobato dos-
dc.date.accessioned2013-11-26T14:32:27Z-
dc.date.available2013-11-26T14:32:27Z-
dc.date.issued2013-11-26-
dc.date.submitted2011-07-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13947-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou identificar na educação que nasce com a modernidade os mecanismos produtores da subjetividade e que encontram-se apresentados na obra de Michel Foucault. Foram considerados os conceitos de arqueologia, genealogia e ética para verificar a constituição do sujeito na relação com a verdade, com o poder e com a ética, pesquisando, respectivamente, a formação dos saberes orientadores da pedagogia através das ciências humanas; as técnicas disciplinares através das instituições sociais, com destaque para a escola; e os modos de subjetivação em relação aos quais o sujeito escolar moderno passa a constituir a sua subjetividade e as experiências sobre si mesmo. Para sua efetivação, apesar das pesquisas brasileiras sobre as contribuições da filosofia de Foucault para o âmbito da educação ainda existirem em pequeno número, buscou-se acompanhar as indicações fornecidas pelo próprio filósofo e pelos seus comentadores acerca da constituição do sujeito moderno e os mecanismos de poder-saber responsáveis por tal feito. Evidenciou-se o processo de formação dos saberes que pretendem dizer a verdade sobre os sujeitos e que na esfera da educação conduzem as teorias e práticas pedagógicas. Tratou-se também das tecnologias disciplinares nas escolas, dos controles dos comportamentos, da produção da individualidade dos sujeitos escolares. Apresentou-se ainda os modos de subjetivação vivenciados pelos povos greco-romanos, a profunda influência destes para a cultura ocidental moderna, resultando em modos de relação a si intermediados pelos dispositivos de poder e de saber, transformando a ética e a moral em instrumentos para a produção de seres sujeitados às “verdades”, aos dispositivos pedagógicos.pt_BR
dc.description.abstractCette étude visait à identifier la formation qui vient avec des mécanismes modernes de la subjectivité et que les producteurs sont présentés dans les travaux de Michel Foucault. Nous avons considéré les concepts de l'archéologie, de généalogie et d'éthique afin de déterminer la constitution du sujet par rapport à la vérité, avec la puissance et l'éthique, la recherche, respectivement, la formation des connaissances par les directeurs de la pédagogie des sciences humaines, par des techniques disciplinaires institutions sociales, en particulier les écoles, et des modes de subjectivité pour laquelle le sujet est l'école moderne est leur subjectivité et des expériences sur vous-même. Pour être efficace, malgré les recherches brésiliennes sur la philosophie de Foucault contributions au domaine de l'éducation existent encore en petit nombre, nous avons essayé de suivre les instructions données par le philosophe et ses commentateurs sur la constitution du sujet moderne et les mécanismes pouvoir-savoir en compte pour un tel exploit. Démontré le processus de formation des connaissances qui veulent dire la vérité sur le sujet et de mener le domaine des théories et des pratiques éducatives d'enseignement. Il a été également les technologies disciplinaires dans les écoles, le comportement des contrôles, la production de l'individualité de l'école sujet. Il a également présenté les modes de subjectivité vécue par le peuple gréco-romaine, à l'influence profonde de la culture occidentale moderne, résultant par rapport à d'autres modes médiée par les systèmes de pouvoir et de connaissances, de transformer l'éthique et la morale à outils production d'êtres humains soumis à des «vérités», les dispositifs pédagogiques.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectInstituição escolarpt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectRelação a si.pt_BR
dc.titleSubjetividade e modernidade em Michel Foucault: implicações para a educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesArapiraca, André Luis Mota-
dc.contributor.refereesAlmeida, Vanessa Sievers de-
dc.publisher.departamentFaculdde de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO COMPLETA 01.pdf651,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.