Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13946
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Galeffi, Dante Augusto | - |
dc.contributor.author | Cruz, Luciana dos Santos da | - |
dc.creator | Cruz, Luciana dos Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-26T14:28:17Z | - |
dc.date.available | 2013-11-26T14:28:17Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13946 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação de Mestrado busca ser uma contribuição filosófica para a Educação Contemporânea. A pesquisa foi fundamentada na filosofia prática aristotélica, mas não se constituiu um recorte da obra nem do pensamento de Aristóteles nem objetivou interpretar o vasto pensamento deste filósofo. Considerando que se trata de uma dissertação em filosofia da educação, o que se fez foi uma apropriação de uma ideia cara desde a educação grega, constituída como Paidéia e destacada marcantemente na Ética Nicomaquéia, que é a ideia de virtude (Areté) para a educação contemporânea. De inicio, era apenas isso que se pensava, mas essa dissertação foi muito mais uma navegação e Aristóteles, uma origem. Os ventos me levaram para lugares improváveis; durante a pesquisa houve tempestades e calmarias, nem sei dizer qual a pior. Perdida às vezes no mar de Poseidon, agarrei-me no mastro da filosofia e aportei na educação contemporânea para dissertar acerca de como essa inspiração de um modo de viver e pensar gregos ainda desabrocham na Educação. O afeto é efetivo tanto na vivência quanto na práxis pedagógica; ele é movente educativo e de autoconhecimento. Duas foram as teses de educação contemporânea as quais os ventos e correntes marinhas da pesquisa conduziram-me: as ideias de origem e autoformação extraídas da filosofia de Galeffi e a pedagogia da duração de Rita Célia, produções atuais da FACED-UFBA. A dissertação é um exemplo que confirma as teses acima partindo da origem para a autoformação, relevando-se como uma educação singular, da pessoa, e não de grupo, é o que defende a pedagogia da duração. Como acontece a todo navegante em terras novas, eu mudei nas ideias e nas vísceras. De advogada, tornei-me professora de filosofia, de uma atitude especulativa intelectualista, tornei-me efetivamente afeto. | pt_BR |
dc.description.abstract | This Master's thesis seeks to be a philosophical contribution to Contemporary Education. The research was based on Aristotelian practical philosophy, but did not constitute a snip of the work or the thought of Aristotle nor interpret the broad objective thinking of him. Whereas it is a dissertation in philosophy of education, which has done an appropriation of an important idea since the Greek education, Paideia and incorporated as a great markedly in Nicomachean Ethics, which is the idea of virtue (Areté) for contemporary education. Initially it was thought so, but the truth is that this dissertation has been a navigation, and Aristotle was an origin. The winds took me to unlikely places, during the search were lulls and storms, I can not tell what is the worst. Sometimes lost in the sea of Poseidon, I catched to the mast of philosophy and stopped in contemporary education to discussing about how this inspiration of a way of living and thinking Greeks still appears in education. The affection is effective both in experience and pedagogical praxis as it is moving educational and self-knowledge. There were two theses of contemporary education which the winds and ocean currents research has led me: the ideas of origin and self-training extracted from the Galeffi philosophy and the pedagogy of duration of Rita Celia, current productions of UFBA-FACED. The dissertation is an example that confirms the theses above from the origin to the self-training, showing itself as an singular education as advocates the pedagogy of duration. As it happen s to everyone that is in a new lands, I changed, on the ideas and on the visceras. From lawyer became professor of philosophy, from a speculative intellectualist attitude, I became effectively affection. Keywords: | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Afeto | pt_BR |
dc.subject | Aristóteles | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | pt_BR |
dc.subject | Ethics | pt_BR |
dc.subject | Affection | pt_BR |
dc.subject | Aristotle | pt_BR |
dc.title | Da vertigem aristotélica à educação contemporânea | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Carneiro, Ivana Libertadoira Borges | - |
dc.contributor.referees | Sá, Maria Roseli Gomes Brito de | - |
dc.publisher.departament | Faculdde de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO LUCIANA CRUZ VERSÃO FINAL.pdf | 704,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.