Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorCruz, Luciana dos Santos da-
dc.creatorCruz, Luciana dos Santos da-
dc.date.accessioned2013-11-26T14:28:17Z-
dc.date.available2013-11-26T14:28:17Z-
dc.date.issued2013-11-26-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13946-
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado busca ser uma contribuição filosófica para a Educação Contemporânea. A pesquisa foi fundamentada na filosofia prática aristotélica, mas não se constituiu um recorte da obra nem do pensamento de Aristóteles nem objetivou interpretar o vasto pensamento deste filósofo. Considerando que se trata de uma dissertação em filosofia da educação, o que se fez foi uma apropriação de uma ideia cara desde a educação grega, constituída como Paidéia e destacada marcantemente na Ética Nicomaquéia, que é a ideia de virtude (Areté) para a educação contemporânea. De inicio, era apenas isso que se pensava, mas essa dissertação foi muito mais uma navegação e Aristóteles, uma origem. Os ventos me levaram para lugares improváveis; durante a pesquisa houve tempestades e calmarias, nem sei dizer qual a pior. Perdida às vezes no mar de Poseidon, agarrei-me no mastro da filosofia e aportei na educação contemporânea para dissertar acerca de como essa inspiração de um modo de viver e pensar gregos ainda desabrocham na Educação. O afeto é efetivo tanto na vivência quanto na práxis pedagógica; ele é movente educativo e de autoconhecimento. Duas foram as teses de educação contemporânea as quais os ventos e correntes marinhas da pesquisa conduziram-me: as ideias de origem e autoformação extraídas da filosofia de Galeffi e a pedagogia da duração de Rita Célia, produções atuais da FACED-UFBA. A dissertação é um exemplo que confirma as teses acima partindo da origem para a autoformação, relevando-se como uma educação singular, da pessoa, e não de grupo, é o que defende a pedagogia da duração. Como acontece a todo navegante em terras novas, eu mudei nas ideias e nas vísceras. De advogada, tornei-me professora de filosofia, de uma atitude especulativa intelectualista, tornei-me efetivamente afeto.pt_BR
dc.description.abstractThis Master's thesis seeks to be a philosophical contribution to Contemporary Education. The research was based on Aristotelian practical philosophy, but did not constitute a snip of the work or the thought of Aristotle nor interpret the broad objective thinking of him. Whereas it is a dissertation in philosophy of education, which has done an appropriation of an important idea since the Greek education, Paideia and incorporated as a great markedly in Nicomachean Ethics, which is the idea of virtue (Areté) for contemporary education. Initially it was thought so, but the truth is that this dissertation has been a navigation, and Aristotle was an origin. The winds took me to unlikely places, during the search were lulls and storms, I can not tell what is the worst. Sometimes lost in the sea of Poseidon, I catched to the mast of philosophy and stopped in contemporary education to discussing about how this inspiration of a way of living and thinking Greeks still appears in education. The affection is effective both in experience and pedagogical praxis as it is moving educational and self-knowledge. There were two theses of contemporary education which the winds and ocean currents research has led me: the ideas of origin and self-training extracted from the Galeffi philosophy and the pedagogy of duration of Rita Celia, current productions of UFBA-FACED. The dissertation is an example that confirms the theses above from the origin to the self-training, showing itself as an singular education as advocates the pedagogy of duration. As it happen s to everyone that is in a new lands, I changed, on the ideas and on the visceras. From lawyer became professor of philosophy, from a speculative intellectualist attitude, I became effectively affection. Keywords:pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectAristótelespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectAristotlept_BR
dc.titleDa vertigem aristotélica à educação contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCarneiro, Ivana Libertadoira Borges-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.publisher.departamentFaculdde de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO LUCIANA CRUZ VERSÃO FINAL.pdf704,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.