Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1387
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Perfil de aluno e rendimento escolar em Pedagogia: correlacionando variáveis na UFBA
Otros títulos : Revista da FACED
Autor : Lordêlo, José Albertino Carvalho
Verhine, Robert E.
metadata.dc.creator: Lordêlo, José Albertino Carvalho
Verhine, Robert E.
Resumen : Este artigo traça o perfil do aluno de pedagogia da Universidade Federal da Bahia – UFBA e estabelece correlações entre o rendimento escolar e diversas variáveis independentes. As análises estatísticas foram realizadas a partir do banco de dados sobre ingressos da referida universidade nos anos 1993, 1994, 1995 e 1997. Os alunos do curso de pedagogia tendem a ser mais pobres e egressos majoritariamente da escola média pública, diferentemente do que ocorre com a UFBA como um todo. O rendimento médio escolar no curso de pedagogia é superior ao da UFBA e o estudante negro obtém rendimento escolar significativamente maior que o branco. Esses resultados e outros apresentados no trabalho sugerem uma distinção do sistema de avaliação escolar utilizado no curso de pedagogia dos demais cursos da UFBA. Contudo, faz-se necessário realizar novos estudos para se conhecer melhor esses sistemas e encontrar explicações para os resultados encontrados.
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem
desempenho acadêmico; ensino superior
curso de pedagogia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1387
Fecha de publicación : 2001
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014.pdf98,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.