Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1387
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Perfil de aluno e rendimento escolar em Pedagogia: correlacionando variáveis na UFBA |
Otros títulos : | Revista da FACED |
Autor : | Lordêlo, José Albertino Carvalho Verhine, Robert E. |
metadata.dc.creator: | Lordêlo, José Albertino Carvalho Verhine, Robert E. |
Resumen : | Este artigo traça o perfil do aluno de pedagogia da Universidade Federal da Bahia – UFBA e estabelece correlações entre o rendimento escolar e diversas variáveis independentes. As análises estatísticas foram realizadas a partir do banco de dados sobre ingressos da referida universidade nos anos 1993, 1994, 1995 e 1997. Os alunos do curso de pedagogia tendem a ser mais pobres e egressos majoritariamente da escola média pública, diferentemente do que ocorre com a UFBA como um todo. O rendimento médio escolar no curso de pedagogia é superior ao da UFBA e o estudante negro obtém rendimento escolar significativamente maior que o branco. Esses resultados e outros apresentados no trabalho sugerem uma distinção do sistema de avaliação escolar utilizado no curso de pedagogia dos demais cursos da UFBA. Contudo, faz-se necessário realizar novos estudos para se conhecer melhor esses sistemas e encontrar explicações para os resultados encontrados. |
Palabras clave : | Avaliação da aprendizagem desempenho acadêmico; ensino superior curso de pedagogia |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1387 |
Fecha de publicación : | 2001 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014.pdf | 98,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.