Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13621
Tipo: Tese
Título: As concepções de corpo na associação bloco carnavalesco ilê aiyê: um estudo a partir da história do bloco e das práticas pedagógicas das escolas banda erê e mâe Hilda.
Autor(es): Moreira, Anália de Jesus
Autor(es): Moreira, Anália de Jesus
Abstract: Este é um trabalho sobre as concepções de corpo na Associação Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e tem como proposta central discutir como o corpo é levado a contribuir para a afirmação da entidade. O caminho percorrido envolve um estudo de caso por meio de uma pesquisa do tempo presente que visa também levantar dados históricos sobre a construção do Ilê Aiyê e as formas por meio das quais esta entidade adquiriu tanta importância para os debates mais atuais sobre a problemática social e cultural na maior diáspora negra da América Latina, a cidade do Salvador. Para levantar os dados entram em foco a história do Ilê Aiyê e as práticas pedagógicas da Escola Mãe Hilda e da Escola Banda Erê. O objetivo foi desvelar que corpo é este que, encaixado em uma base de ancestralidade, move-se em direção a cultura, a educação e ao social, fazendo acontecer a diferença por via do lazer e das ações educativas. Trata-se de uma leitura do Ilê Aiyê e de seus compromissos herdados da luta do movimento negro ao longo dos tempos, tendo o corpo como elemento central e estratégico por via de práticas pedagógicas e compromissos históricos do Bloco.
Palavras-chave: Corpo Humano
Aspectos simbólicos
Cultura afro-brasileira
Educação
Human Body
Symbolic aspects
Afro-Brazilian Culture
Education
Cuerpo humano
Aspectos simbólicos
Afro-brasileño de Cultura
Educación
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13621
Data do documento: 12-Nov-2013
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DE ANALIA DE JESUS MOREIRA.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.