Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13045
Tipo: Dissertação
Título: Memórias na formação do professor: um estudo do/no Projeto Irecê
Autor(es): Oliveira, Fabrízia Pires de
Autor(es): Oliveira, Fabrízia Pires de
Abstract: Este trabalho se move na seara da temática Memória e a Formação Docente, abordando questões relativas à memória e a história de vida na formação de professores e suas formas de análise, interpretação e compreensão. Investiga as relações entre memória e formação docente a partir do Programa de Formação de Professores da Universidade Federal da Bahia / Faculdade de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal de Irecê/BA. A pesquisa busca discutir tanto questões conceituais ligadas à memória, como questões metodológicas pertinentes ao âmbito dos trabalhos de formação de professores com histórias de vida. O objetivo do estudo foi analisar como os professores-cursistas compreenderam seu processo formativo através do trabalho com memórias/memorial no Curso de Pedagogia da UFBA/FACED/IRECÊ. A formação do educador diante dessa perspectiva envolve as múltiplas referências que compuseram o seu saber ser e seu saber fazer ao longo da existência singular de cada ser-no-mundo. Este trabalho trata, ainda, da memória como uma experiência histórica indissociável das experiências peculiares de cada indivíduo e de cada cultura. Desse modo, sua(s) compreensão (ões)/ interpretação(ões) propõe (m) uma reflexão sobre as suas práticas vivenciadas na relação pedagógica e na vida. A pesquisa bibliográfica pautou-se em referências sobre memórias, autobiografia, tendo como suporte teórico-metodológico a hermenêutica fenomenológica. A investigação foi inscrita na abordagem qualitativa de base fenomenológica e existencial, a leitura prévia dos 15 memoriais-formação foi fundamental para a escolha dos recortes das formulações produzidas pelos professores-cursitas. O memorial faz parte das atividades de registro e produção escrita oferecidas pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia UFBA/FACED/IRECÊ, e tem sido um rico instrumento para a análise e reflexão do que está sendo construído por esses professores. Discutir memória na formação do professor é procurar tornar possível sua intervenção na construção do seu espaço pedagógico, para que ele não seja mais um produto dos saberes, mas que ocupe um lugar na construção do seu saber.
Palavras-chave: Memória
Formação Docente
Memorial
Formação de professores
Autobiografia
Memory
Teacher Training
Memorial
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13045
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf727,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.