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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Abib, Pedro Rodolpho Jungers | - |
dc.contributor.advisor | Araujo, Rosangela Janja Costa | - |
dc.contributor.author | Machado, Sara Abreu da Mata | - |
dc.creator | Machado, Sara Abreu da Mata | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-23T18:03:24Z | - |
dc.date.available | 2013-09-23T18:03:24Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13025 | - |
dc.description | 241 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema central a práxis pedagógica da Capoeira Angola, uma das mais importantes expressões culturais de raízes africanas no Brasil. O objetivo é compreender em que aspectos e de que maneira essa práxis pode contribuir para uma educação integral do ser-humano, voltada para a sua autonomia e libertação, especificamente com crianças e adolescentes. A Capoeira Angola é aqui tomada como uma forma de ver o mundo pelo encantamento, orientando o caminho epistemológico e teórico-metodológico da pesquisa, de cunho etnográfico e participantes, sendo a autora também capoeirista, que fala desde dentro. O campo de estudos (“parceiro” deste “jogo) é o projeto Ginga Muleeke, realizado pelo Grupo Nzinga de Capoeira Angola com as crianças e jovens da comunidade Alto da Sereia, em Salvador/BA. A discussão teórica ancora-se em estudos sobre a cosmovisão afrobrasileira, sobre a Pedagogia da Libertação, Capoeira e Educação, bem como nas ideias de Mestre Pastinha como educador, destacando as concepções de: corpo, comunidade, oralidade, ancestralidade, ritualidade, Força Vital, dentre outras. As singularidades da Capoeira Angola são consideradas dentro da proposta da escola de Mestre Pastinha, como uma práxis educativa de matriz africana, que apresenta contrapontos e outros saberes e fazeres em relação à racionalidade ocidental dominante. Este trabalho aponta caminhos possíveis, desafiantes e sinuosos onde a Capoeira Angola pode ser pensada como uma práxis educativa fundamentada na participação de crianças e adolescentes em um grupo/comunidade, assentado em princípios da cosmovisão afro-brasileira. Destaca-se, por fim, o potencial desta arte para realizar uma educação libertadora e transformadora, que valorize nossas raízes africanas, na luta contra o racismo e pela diversidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Capoeira Angola | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Pastinha, Mestre, 1889-1981 | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Ancestry | pt_BR |
dc.subject | Community | pt_BR |
dc.title | Saberes e fazeres na capoeira Angola: a autonomia no jogo de muleekes | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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