Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorVieira, Fabio Pessoa-
dc.creatorVieira, Fabio Pessoa-
dc.date.accessioned2013-09-17T20:17:25Z-
dc.date.available2013-09-17T20:17:25Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12981-
dc.description106 f.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é investigar possibilidades de construção de um saber geográfico na escola em processos de ensino e aprendizagem que consideram as experiências dos sujeitos envolvidos no processo. Saber este, que está para além do conhecimento científico acadêmico. Na relação entre os diversos conhecimentos que compõem a geografia escolar e na diversidade de práxis pedagógica, a construção de cada acontecer é singular, pois o universo escolar é composto de diversas possibilidades existentes a partir dos conhecimentos científicos, populares e das experiências. No caso da Geografia, a construção de um saber na escola, passa necessariamente pela compreensão das principais categorias de análise da Geografia, sobretudo o espaço geográfico e o lugar, com as quais os estudantes possam entender as relações espaciais existentes no espaço-tempo em que vivem. Assim, a perspectiva desta pesquisa é de uma ontologia no processo de ensino aprendizagem da Geografia, que destaca as experiências de cada um dos envolvidos neste processo. Os relatos de experiências que compõem esta dissertação surgem como possibilidades de se dar voz e vez às experiências vividas na construção de um saber geográfico na escola, sem perder o rigor na pesquisa e na docência ao contrapor, criticar, estimular e principalmente, possibilitar condições para que professores e estudantes sintam-se de fato, protagonistas no processo de ensino aprendizagem com as suas experiências vividas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaber geográficopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectExperiências vividaspt_BR
dc.subjectGeografia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeographic Knowledgept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeaching - Learningpt_BR
dc.subjectExperiences livedpt_BR
dc.titleA construção de um saber geográfico na escola: possibilidades com as experiências vividaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fabio Final.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.