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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12980
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Maria Cecilia de Paula | - |
dc.contributor.author | Echeverry Zambrano, Claudia Del Pilar | - |
dc.creator | Echeverry Zambrano, Claudia Del Pilar | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-17T20:07:55Z | - |
dc.date.available | 2013-09-17T20:07:55Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12980 | - |
dc.description | 212 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese, resultado de uma pesquisa de caráter etnográfico e bibliográfico, analisa as pedagogias usadas na educação do corpo, dentro da proposta das danças de matriz africana, que são praticadas em ambientes escolares em Salvador, Bahia, Brasil. O estudo faz uma ênfase na descrição das perspectivas e desafios que esta educação enfrenta na atualidade como projeto corporal emancipador e reestruturador das representações sobre o corpo negro, historicamente configuradas no marco moderno-colonial das pedagogias convencionais. Neste sentido, a pesquisa formulou a pergunta: os projetos de dança associados à educação de matriz africana estão conseguindo ter um efeito significativo nas mudanças do sistema educativo tradicionalista e colonial que redunde no processo de superação das representações convencionais e excludentes sobre o corpo negro na escola? No campo teórico a tese dialoga com autores e linhas de pesquisa dos estudos contemporâneos sobre o corpo desde uma perspectiva multirreferencial em que predominam os aportes da teoria da complexidade e da mediação, e os aportes dos estudos culturais. Como resultado, a tese apresenta descrições sobre os novos atores sociais, corporalidades e formas diversas de vivenciar a negritude e a identidade afro na escola, que desafiam com outras agendas e situações o projeto educativo da matriz africana, formulado nos últimos trinta anos. Também, descreve uma multireferrencialidade pedagógica dentro do processo de ensino-aprendizagem da dança que retoma elementos afro brasileiros e coloniais, e mostra as diversas escalas nos efeitos libertadores que esta educação tem alcançado até o momento Como resultado prático, a tese apresenta uma proposta criativa de dança-educação para uma pedagogia intercultural do corpo, baseada no percurso existencial e de pesquisa da autora, que fusiona aspectos da cultura corporal de matriz africana com aspectos de sua matriz corporal andina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Educação de matriz africana | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Danças afro-brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Dança na educação | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Education of the African matrix | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Emancipation | pt_BR |
dc.title | Pedagogias do corpo na educação da dança de matriz africana em Salvador, BA, Brasil: perspectivas e tensões do projeto emancipatório | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
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