Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Muniz, Dinéa Maria Sobral | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rosemary Lapa de | - |
dc.creator | Oliveira, Rosemary Lapa de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-17T17:48:22Z | - |
dc.date.available | 2013-09-17T17:48:22Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12970 | - |
dc.description | 156 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Paulo Freire nos ensina que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele, assim dizendo, ele ressalta a importância do outro na formação do sujeito-leitor, que interage com pessoas e contextos. A leitura na sala de aula se apresenta não provocando a autonomia pregada por Freire e essencial para a formação do sujeito-leitor autônomo, intercrítico e situacionado. Este trabalho buscou, à luz de teóricos do discurso, como Foucault e Orlandi, principalmente e da pedagogia, como Giroux, Freire, Macedo e Muniz, descrever e analisar as relações de poder presentes na cena sala de aula que incidem nas ações de formação do leitor, considerando que a leitura é o caminho privilegiado da formação cidadã. A leitura, nesse documento, é tratada, conforme nos ensinou Freire, transcendendo a mera decodificação, de cuja existência se pode duvidar: a leitura, aqui, é considerada em sua forma de apreensão do mundo. A análise foi guiada por categorias, presentes nas práticas pedagógicas das aulas de línguas, derivadas de pressupostos da Análise de Discurso: silenciamento, o qual gerou o não-silenciamento e o assujeitamento, o qual gerou o reassujeitamento, privilegiando a discussão que gira em torno da constituição do sujeito-leitor na perspectiva da leitura-estar-no-mundo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Análise de discurso | pt_BR |
dc.subject | Sujeito-leitor | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Subject-reade | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.title | A leitura-estar-no-mundo e a constituição do sujeito-leitor | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|