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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1286
Tipo: Artigo de Evento
Título: Fragmentos do discurso publicitário para idosos no Brasil: estratégias de positivação da velhice, novos velhos ou novos mercados de consumo?
Título(s) alternativo(s): 5º SOPCOM – Comunicação e Cidadania
Autor(es): Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Autor(es): Palacios, Annamaria da Rocha Jatobá
Abstract: O texto busca compreender como o discurso publicitário, especialmente dirigido a cidadãs e cidadãos com 60 anos ou mais, no Brasil, procura despertar e incentivar este público para a prática do consumo, por meio de estratégias discursivas afinadas com significados de positivação e de construção de novas maneiras de interpretar e viver a velhice. Destaca como o marketing e a publicidade acompanham os fenômenos demográfico e mercadológico contemporâneos. Apresenta dados estatísticos que revelam algumas práticas preferenciais de consumo do público idoso e que terminam por instaurar novos nichos de mercado consumidor. Analisa como a publicidade se dirige a este segmento, direcionando para ele a venda de bens e serviços.
Palavras-chave: Discurso publicitário
representações da velhice
consumo na terceira idade
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1286
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (POSCULTURA)

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