Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Teixeira, Cristina Maria D'Ávila | - |
dc.contributor.advisor | Pais, José Machado | - |
dc.contributor.author | Leite, Disalda Mara Teixeira | - |
dc.creator | Leite, Disalda Mara Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-23T18:18:49Z | - |
dc.date.available | 2013-08-23T18:18:49Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12712 | - |
dc.description | 172 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese “investiga o lazer dos jovens da Liberdade, em termos do uso do tempo,
espaço/equipamentos, manifestações e conteúdos artístico-culturais no âmbito da
educação formal, não formal e informal”; visando traduzir os sentidos e significados
atribuídos pelos sujeitos ao lazer / “tempo livre”. Esse objetivo norteia-se na
“pergunta – síntese”: como se configura o usufruto do lazer / “tempo livre” dos jovens
da Liberdade, em termos de tempo, espaço/equipamentos, manifestações e
conteúdos artístico-culturais” e que sentidos os jovens atribuem a essas
manifestações? Sob o ponto de vista teórico-metodológico a pesquisa está
fundamentada nos estudos do cotidiano de Lefebvre, em cujos pressupostos se
situam também os estudos do espaço urbano e do lazer. A pesquisa de campo
tomou como base alguns pressupostos da etnografia urbana, utilizando-se os
seguintes instrumentos de coleta de dados: observação participante, entrevistas,
questionários, analise documental e registro fotográfico. As conclusões da pesquisa
trazem os seguintes destaques e “achados”: o lazer dos jovens se manifesta na
perspectiva da educação formal (Colégio Estadual Duque de Caxias), espaço que
constitui a referência para projetos, programas e eventos ligados a manifestações e
conteúdos artístico-culturais da própria escola e dos grupos e movimentos sociais
que se situam no bairro e no entorno. Os jovens, apesar da “pobreza do cotidiano”
(carência de políticas efetivas de lazer, trabalho, educação, saúde, e outras),
conseguem recriar e resignificar os limites das políticas educacionais e de lazer,
também chamadas de “inclusão precária, marginal e perversa”. Os seus
depoimentos ambíguos apresentam, ao mesmo tempo, conformismo em relação à
escola, ao lazer / “tempo livre”, aos programas sociais, ao cotidiano, aos espaços e
equipamentos para o lazer; mas também sinais de transgressão, rebeldia e
resistência sociopolítica e cultural, visando à superação das desigualdades
(socioculturais e econômicas). Por fim, a tese conclui sobre a necessidade da
realização de novas pesquisas que possam, de forma articulada ao conceito de lazer
(“lazerania”), aprofundar as diversas categorias empíricas não abordadas, tais como:
gênero, raça/etnia; além das categorias empíricas ligadas à relação lazer e
juventude: violência, drogas, religiosidade e outras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Tempo livre | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Espaços/Equipamentos | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos Culturais | pt_BR |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.subject | Leisure | pt_BR |
dc.subject | Free Time | pt_BR |
dc.subject | Youth | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Places/Equipments | pt_BR |
dc.subject | Cultural Contents | pt_BR |
dc.title | O lazer da juventude como prática de "liberdade" no bairro da Liberdade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
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