DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Verhine, Robert Evan | - |
dc.contributor.author | Catunda, Arturo Cavalcanti | - |
dc.creator | Catunda, Arturo Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-22T17:47:49Z | - |
dc.date.available | 2013-08-22T17:47:49Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12690 | - |
dc.description | 231 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetivou investigar de que forma fatores de contexto, entrada e processo estão
relacionados à qualidade de cursos superiores. Para tanto, utilizou dados de instituições,
cursos e alunos da área de administração, do ano de 2006, extraídos principalmente do Censo
da Educação Superior e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Os
principais conceitos utilizados foram o de qualidade – que foi associado às dimensões de
efetividade, eficiência, eficácia e equidade – e o de eficácia escolar. A investigação teve como
característica ser quantitativa, utilizando-se de funções de produção inspiradas nos trabalhos
de Scheerens (2000 e 1990). A partir do referencial teórico, foram propostas três hipóteses que
auxiliaram a responder a pergunta de partida: H1) os fatores de contexto, entrada e processo,
simultaneamente, contribuem significativamente para a qualidade de cursos superiores; H2)
fatores relacionados ao nível socioeconômico dos alunos e ao contexto do município da IES
são, nessa ordem, os que mais contribuem com a qualidade de cursos superiores; H3) modelos
elaborados com os fatores de contexto, entrada e processo conseguem explicar, ao menos,
metade (r2 > 0,5) da variância da qualidade de cursos superiores. O estudo envolveu em sua
base de dados 60 variáveis independentes – associadas às dimensões de contexto, entrada e
processo – e três independentes – associadas à dimensão eficácia. Ao todo, foram trabalhados
dados de 1.465 cursos e 130.270 alunos. Para a investigação das hipóteses, foram adotadas as
seguintes técnicas estatísticas: análise descritiva, análise bivariada, análise de classes latentes,
regressão logística e modelos de equações estruturadas. A partir da análise de classe latente
(LCA), a base de dados foi reduzida para 11 construtos (variáveis independentes) e três
variáveis dependentes, o que facilitou a interpretação dos resultados das modelos formados.
Com os resultados das regressões logísticas foi possível confirmar parcialmente a primeira e
segunda hipóteses. A partir dos modelos de equações estruturais não foi possível confirmar a
terceira hipótese. Apesar disso, pode-se verificar que cursos com melhor desempenho no
ENADE estão mais associados a: universidades públicas e com alta concorrência; instituições
com mais professores do quadro, experientes e mais dedicados à pesquisa; instituições com
menos alunos por professor e professor doutor; e a cidades mais desenvolvidas e ricas. Como
contribuição, este trabalho ampliou o conhecimento sobre fatores de eficácia escolar no
ensino superior brasileiro, servindo de fundamento para discussão de políticas públicas
educacionais nesse nível de ensino; introduziu, no Brasil, a LCA como uma técnica estatística
com potencialidades para o campo das Ciências Sociais Aplicadas; e difundiu mais a
utilização de modelos de equações estruturais como ferramenta para a compreensão de
fenômenos sociais complexos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Administração - Estudo e ensino (Superior) - Estatísticas | pt_BR |
dc.subject | Eficácia no ensino - Estatísticas | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Management - Study and teaching (Higher education) - Statistics | pt_BR |
dc.subject | Teaching Effectiveness - Statistics | pt_BR |
dc.subject | Educational indicators | pt_BR |
dc.title | Fatores de qualidade da educação superior: estudo sobre os dados dos cursos de administração | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU)
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