https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12329
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Formação docente para educar jovens e adultos na diversidade |
Autor : | Lima, Daniela de Jesus |
metadata.dc.creator: | Lima, Daniela de Jesus |
Resumen : | A presente dissertação analisa o Curso EJA na Diversidade da Rede de Educação para a Diversidade. O curso tem a finalidade de formar docentes para a inserção da temática da diversidade nas classes de educação de jovens e adultos. O objetivo da pesquisa consistiu em compreender como o curso capacita os docentes para a construção de projetos de intervenção no âmbito escolar que atenda as especificidades e a diversidade dos sujeitos. A pesquisa foi realizada com os docentes que fizeram a formação continuada, na oferta realizada pelo MEC em parceria com uma IES pública baiana, no ano de 2009. A metodologia estruturou-se a partir de um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados deu-se através da análise documental e da utilização de questionários. Quanto ao quadro teórico estruturou-se a partir de dois principais conceitos trabalhados no curso: educação e diversidade. A pesquisa aponta que os projetos de intervenção escolar não conseguem romper com as concepções e representações arraigadas que padecem na sociedade e que são reproduzidas dentro do espaço escolar, através da concepção única de racionalidade epistêmica, materializada em currículos, saberes, tempos e espaços de aprendizagens – em que as especificidades dos sujeitos não se configuram como elemento central da práxis pedagógica. |
Palabras clave : | Educação de adultos Educação multicultural Formação de professores de educação de adultos |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12329 |
Fecha de publicación : | 2012 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PGEDU) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela de Jesus Lima PDF Final.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.