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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11926
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.contributor.advisor | Ortega Escobar, Micheli | - |
dc.contributor.author | Almeida, Roseane Soares | - |
dc.creator | Almeida, Roseane Soares | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-14T13:40:11Z | - |
dc.date.available | 2013-06-14T13:40:11Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11926 | - |
dc.description | 213 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese compõe a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Insere-se na linha "Educação Física, Esporte e Lazer", Grupo de Pesquisa LEPEL/FACED/UFBA. Parte da crítica ao trabalho, em geral, e sua expressão no trabalho pedagógico, em especial, no trato com o conhecimento da ginástica na escola pública e no curso de formação de professores de educação física. Objetivou propor elementos teórico-metodológicos, para enfrentar a contradição da exclusão/inclusão de tal conhecimento na escola. A base teórica da investigação é a relação "trabalho - educação", que permitiu verificar e discutir com que argumentos científicos, pedagógicos e técnicos, ou seja, com que base teórico metodológica a ginástica está presente nos currículos escolares e na formação de professores, ao longo da história. Os dados coletados nos estudos exploratórios e através de observações participantes e análise de documentos demonstraram que o trato com o conhecimento da ginástica na formação de professores e na escola pública está submetido à lógica de organização do processo de trabalho, em geral, em especial, o trabalho pedagógico próprio da escola capitalista. Perguntamos-nos sobre as possibilidades de essência e as referências teóricometodológicas para alterar a organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento da ginástica na escola pública e na formação de professores. Das constatações e revisões bibliográficas levantamos hipóteses que se articulam entre si. A primeira nos diz que, ao longo da história, de acordo com as necessidades da organização do trabalho em geral e das necessidades do projeto histórico hegemônico, a ginástica foi sendo incluída/excluída dos currículos, com base em argumentos científicos, pedagógicos e técnicos, contribuindo para a socialização do conhecimento à classe trabalhadora no contexto da escola pública. Outra hipótese é de que a exclusão atual do conhecimento da ginástica da escola pública e sua inconsistência na formação de professores respondem a demanda colocada para além da escola relacionada à forma como se dá a relação trabalho-capital na atualidade. Outra hipótese é que existem possibilidades de essência para alterar a organização do trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento da ginástica, referenciadas em uma perspectiva de uma educação emancipatória e em um projeto histórico superador das atuais relações trabalho-capital, o que exige objetivação, ainda não presentes na escola pública e na formação de professores. A tese que defendemos a partir da teoria explicativa das relações trabalho educação e dos dados empíricos coletados, é que existem possibilidades de essência para alterar a organização do trabalho pedagógico e a lógica do trato com o conhecimento da ginástica, mas terão que ser construídas as condições objetivas inexistentes na escola capitalista como a unidade metodológica, ou unidade no ensino, a consideração do trabalho socialmente útil como princípio educativo e o projeto histórico socialista como referência para uma educação emancipatória. O estudo evidenciou que as mudanças de estruturas objetivas do modo de produção capitalista passam por estratégias efetivas e ações subjetivas em todos os âmbitos da vida humana, inclusive no trato com o conhecimento da ginástica na escola pública e na formação de professores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ginástica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Trato com o conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Cultura corporal | pt_BR |
dc.subject | Gymnastics | pt_BR |
dc.subject | Formation of professors | pt_BR |
dc.subject | Treatment with the knowledge | pt_BR |
dc.subject | Work pedagogical | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.title | A ginástica na escola e na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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