Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorReyes, Rose Helena-
dc.creatorReyes, Rose Helena-
dc.date.accessioned2013-06-14T13:29:39Z-
dc.date.available2013-06-14T13:29:39Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11925-
dc.description229 f.pt_BR
dc.description.abstractO que se buscou nessa dissertação foi a possibilidade de interlocução, de reflexão sobre o sentido ético da função do coordenador pedagógico, mediador do relacionamento entre educadores, educandos e seus pais, na experiência específica da escola da Casa Via Magia, contextualizada na história mais ampla da escola no país, o que inclui, necessariamente, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), a Lei 5692, a Escolinha de Arte do Brasil, a Nova LDB, os PCNs, o Normal Superior, o MEC e as despesas com educação. Trata-se de um relato da própria história, onde se colocam juntos o observador e o aprendente da própria experiência, sob a influência do estilo de uma época e de uma confluência de saberes (da escola nova, da arte-educação, da psicanálise, do construtivismo, do sociointeracionismo, da filosofia da educação). Disserta-se sobre um caminho em que educar é aprender a pensar/ser. Interessou-nos especificamente compreender o caráter relacional interdependente entre coordenador pedagógico, professor e pais, as posições que vem ocupando esse primeiro, ora nos bastidores ora no público ora no palco, profissional tão recentemente chegado ao Ensino Fundamental, e contribuir com outras escolas e/ou educadores, socializando diferentes níveis de dificuldade e crises, assim como pesquisas e descobertas próprias do seu processo de construção dessa função educacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoordenadores educacionaispt_BR
dc.subjectEscola Casa Via Magiapt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.titleEntre áreas, atos e atores: o papel do coordenador pedagógico na construção de uma ética dialógica na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert. Rose Reyes.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.