Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Inez da Silva de Souza-
dc.contributor.authorMaioli, Edilene Eunice Cavalcante-
dc.creatorMaioli, Edilene Eunice Cavalcante-
dc.date.accessioned2013-06-12T19:57:58Z-
dc.date.available2013-06-12T19:57:58Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11918-
dc.description138 f.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese é fruto de estudos realizados no Espaço-tempo formativo do Currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia UFBA/IRECÊ, mantido em convênio entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e a Prefeitura Municipal de Irecê. No acontecer desse curso foram analisadas atividades acadêmicas potencializadoras de uma formação inicial promovida por um currículo circunstanciado - tipologia esboçada nesta tese, e que defende um currículo que contemple e otimize as circunstâncias próprias, diversas e únicas, ocorridas nos espaços acadêmicos onde acontece a formação de professores em exercício. Da vivência em/de algumas atividades propostas pelo currículo em rede do já citado curso de Pedagogia, resultou a sistematização de dois conceitos importantes para a formação universitária do professor em exercício: Os Dispositivos formativos de primeira ordem, de cunho estético formativo e os Artefatos funcionais formativos, de valor didático funcional. É uma pesquisa qualitativa que utiliza a bricolagem como inspiração metodológica, onde para produzir os “dados” aqui lançados as estratégias usadas foram a análise contrastiva entre três cursos de formação em exercício que acontecem no estado da Bahia, a memória remissiva, o grupo focal, a análise de materiais e a observação participante.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectFormação de professores em exercíciopt_BR
dc.subjectDispositivos formativospt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectTraining devicespt_BR
dc.subjectFormation of teachers in exercisept_BR
dc.titleQuem tem medo da universidade?: novas possibilidades e outras culturas acadêmicas na formação do professor em exercíciopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Edilene Maioli1.pdfparte 15,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Edilene Maioli2.pdfparte 25,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese Edilene Maioli3.pdfparte 3382,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.