Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11918
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.author | Maioli, Edilene Eunice Cavalcante | - |
dc.creator | Maioli, Edilene Eunice Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-12T19:57:58Z | - |
dc.date.available | 2013-06-12T19:57:58Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11918 | - |
dc.description | 138 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese é fruto de estudos realizados no Espaço-tempo formativo do Currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia UFBA/IRECÊ, mantido em convênio entre a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e a Prefeitura Municipal de Irecê. No acontecer desse curso foram analisadas atividades acadêmicas potencializadoras de uma formação inicial promovida por um currículo circunstanciado - tipologia esboçada nesta tese, e que defende um currículo que contemple e otimize as circunstâncias próprias, diversas e únicas, ocorridas nos espaços acadêmicos onde acontece a formação de professores em exercício. Da vivência em/de algumas atividades propostas pelo currículo em rede do já citado curso de Pedagogia, resultou a sistematização de dois conceitos importantes para a formação universitária do professor em exercício: Os Dispositivos formativos de primeira ordem, de cunho estético formativo e os Artefatos funcionais formativos, de valor didático funcional. É uma pesquisa qualitativa que utiliza a bricolagem como inspiração metodológica, onde para produzir os “dados” aqui lançados as estratégias usadas foram a análise contrastiva entre três cursos de formação em exercício que acontecem no estado da Bahia, a memória remissiva, o grupo focal, a análise de materiais e a observação participante. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores em exercício | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos formativos | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | University | pt_BR |
dc.subject | Training devices | pt_BR |
dc.subject | Formation of teachers in exercise | pt_BR |
dc.title | Quem tem medo da universidade?: novas possibilidades e outras culturas acadêmicas na formação do professor em exercício | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Edilene Maioli1.pdf | parte 1 | 5,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese Edilene Maioli2.pdf | parte 2 | 5,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese Edilene Maioli3.pdf | parte 3 | 382,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.