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dc.contributor.advisorPêpe, Alda Muniz-
dc.contributor.authorBezerra, Josanne Francisca Morais-
dc.creatorBezerra, Josanne Francisca Morais-
dc.date.accessioned2013-06-12T18:58:02Z-
dc.date.available2013-06-12T18:58:02Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11913-
dc.description.abstractEsta tese registra e analisa parte das linguagens presentes e exploradas em quatro espaços escolares tidos como comunitários uma vez que tivemos como objetivo geral analisar as linguagens presentes e exploradas nos espaços escolares-comunitários, elementos constitutivos da prática social e cotidiana, identificando comportamentos verbalizados que caracterizam: o agir heterônomo ou o agir autônomo ou ainda o agir heterônomo que evolui para o agir autônomo. Nossa intenção é chamar a atenção da comunidade e dos educadores interessados na proposta de educação-comunitária, para a compreensão de que escola-comunitária deve ser, por natureza, a escola que se preocupa em estabelecer linguagens e relações sociais que privilegiam o contato e a aproximação com a comunidade, entendendo que educar é um ato político, o conhecimento configura-se como resultado das relações que dialetizamos, e educação-comunitária deve ser a educação que privilegia as linguagens que expressam um viver/agir autônomo, dialético e comunicativo, observando e trabalhando as necessidades pedagógicoeducativas da comunidade, comprometendo-se com a construção coletiva de projetos e propostas nascidos dos interesses coletivos. Para tanto, escolhemos a metodologia descritivo-explicativa e utilizamos técnicas qualitativas e quantitativas para explorar, convenientemente, os dados oriundos da pesquisa. Investigamos 4 comunidades e procuramos ouvir os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes matriculados nas 4 escolas da amostra, sendo uma em cada comunidade e procuramos ouvir as gerentes administrativo-financeiras e as professoras que tinham formação em Magistério do 1º Grau. Os resultados da pesquisa apontam para duas realidades distintas: A primeira destas realidades diz respeito a duas escolas que estão distantes das comunidades a que servem, pois não procuram desenvolver linguagens e trabalhos pedagógico-educativos voltados para as necessidades das suas respectivas comunidades, tendo sido constatado que as linguagens e as relações sociais pautavam-se numa construção de viver/agir heterônomo, anti-dialógico e estratégico, caracterizado por expressões/comportamentos de negação/impedimento do reconhecimento do outro, da experiência do diálogo, da liberdade de expressão, da possibilidade de entendimento, do estabelecimento de cooperação e do respeito à identidade/diversidade cultural dos sujeitos. A segunda destas realidades diz respeito a duas outras escolas que estão em sinergia com as comunidades a que servem, procurando desenvolver linguagens e trabalhos pedagógico-educativos voltados para as necessidades das suas respectivas comunidades. Observamos que as linguagens e as relações sociais pautavam-se por uma procura constante de construir um viver/agir autônomo, dialógico e comunicativo, caracterizado por expressões/comportamentos que privilegiavam o reforço/permissão de reconhecimento do outro, da experiência do diálogo, da liberdade de expressão, da possibilidade de entendimento, do estabelecimento da cooperação e do respeito à identidade/diversidade cultural dos sujeitos. O trabalho apresenta sugestões para o cotidiano pedagógico-educativo da escola-comunitária, buscando demonstrar que é possível aos sujeitos envolvidos neste processo apoiar-se em uma comunicação que objetive e subjetive o conhecimento, colaborando para o desenvolvimento da cultura humana, orientando os alunos para a construção da autonomia, dialogando e experienciando a defesa de suas idéias, discutindo, argumentando e contra-argumentando.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolas–comunitáriaspt_BR
dc.subjectIdentidade/diversidade culturalpt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectAgir estratégicopt_BR
dc.subjectDiálogo e antidiálogopt_BR
dc.subjectHeteronomia e autonomiapt_BR
dc.subjectLinguagenspt_BR
dc.subjectLanguagespt_BR
dc.subjectAgir comunicativopt_BR
dc.subjectDialogue and antidialoguept_BR
dc.subjectStrategically acting and communicative actingpt_BR
dc.subjectDailypt_BR
dc.subjectCultural identity/diversitypt_BR
dc.subjectCommunitarian-schoolpt_BR
dc.subjectHeteronomy and autonomypt_BR
dc.titleLinguagens observadas em quatro espaços escolares- comunitários: expressão do agir heterônomo e do agir autônomo (?)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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