https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11903
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.author | Santos, Aline Oliveira Moura | - |
dc.creator | Santos, Aline Oliveira Moura | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-12T17:05:53Z | - |
dc.date.available | 2013-06-12T17:05:53Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11903 | - |
dc.description | 244 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo, buscou-se enfatizar a importância do uso de diversificados textos escritos no âmbito escolar, tendo como justificativa o fato de que eles ocupam grande espaço na vida diária e são frutos de necessidades e atividades sócioculturais. Dessa forma, entendeu-se que conhecer e discutir as funções dos gêneros textuais em sala de aula é resgatar ferramentas sócio-históricas mediadoras, elaboradas pela cultura humana; é proporcionar ao sujeito, em contato com essa diversidade lingüística, a possibilidade de criar outros estilos discursivos, contribuindo, assim, para tornar mais heterogêneas e ricas as suas produções textuais. Nessa perspectiva, optou-se por um percurso metodológico qualitativo, via estudo de caso de base etnográfica a partir da observação de duas turmas de quartas séries do Ensino Fundamental I, em uma escola pública municipal da periferia da cidade de Salvador/BA, com o objetivo de identificar tanto os gêneros textuais utilizados em sala de aula, quanto as estratégias de leitura/aproximação acionadas e/ou criadas pelos respectivos professores para a compreensão destes textos por parte dos educandos. Para tal intento, esta pesquisa fez uso de observação participante, de entrevistas semi-estruturadas com os professores e de consulta aos cadernos de planejamento diário de aulas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Lenguaje | pt_BR |
dc.subject | Estrategía de lectura | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidad | pt_BR |
dc.title | Um gênero textual é pouco, dois é bom, três nunca é demais....: reflexões sobre o uso de textos e as estratégias de leitura na escola | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.