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dc.contributor.advisorBurnham, Teresinha Fróes-
dc.contributor.authorRamos, Marcílio Rocha-
dc.creatorRamos, Marcílio Rocha-
dc.date.accessioned2013-06-12T17:00:23Z-
dc.date.available2013-06-12T17:00:23Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11902-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objeto a análise qualitativa dos processos de aprendizagem com a realização de canais interativos dentro da escola – jornal, rádio e blog –, para radicalizar o acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e a construção do conhecimento, tomando-se como ponto de partida o aprender-fazendo com uma epistemologia dialética e o método da Pesquisa-ação. Foram planejados e realizados informativos, programas de rádio e um processo de interação com blog através do qual todos agiam nestes canais como emissor e receptor, numa horizontalidade na qual o pesquisador assumia as funções de orientador das atividades - e também aprendiz com os próprios alunos, dada a quantidade de informações e técnicas. Através da exploração do potencial da produção das mídias impressas e eletrônicas, a Dissertação buscou três objetivos: constatar a riqueza da sua produção na escola para uma prática de ensino e aprendizagem; a interdisciplinaridade provenientes destas práticas e a formação de seres protagonistas para a realização de uma mídia radical a partir das práxis com estas tecnologias. Todos os canais que foram planejados foram realizados, através de ações coletivas e individuais, sempre com pesquisa, compartilhamento e utilização da Internet como fonte de apoio à autoria. As dificuldades que se apresentaram foram vencidas pela própria mobilização dos agentes implicados, mesmo sob os dramas das exclusões sociais e tecnológicas a que eles (e também suas escolas) estão sujeitos. Os saberes se socializaram, as técnicas se familiarizaram, houve o desenvolvimento de um modo de fazer, um habitus que tornaram seus agentes referências dentro da própria escola para os colegas e professores. Diante do potencial oferecido pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação para a aprendizagem, conscientização e mobilização social, recomenda-se que a escola realize canais interativos e produtos multimídias como métodos pedagógicos, conduzindo as relações entre professores e alunos para uma horizontalidade, e, estrategicamente, passe a atuar com a comunidade através da produção de informação e comunicação criando uma rede de ação para o conhecimento e a emancipação - o que chamamos de uma pedagogia revolucionária com as mídias.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectMobilizaçãopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectMídia radicalpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectAprender-fazendopt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectActigpt_BR
dc.subjectEmancipationpt_BR
dc.subjectEdocommunica-tionpt_BR
dc.subjectCommunication technologypt_BR
dc.subjectRadical mediapt_BR
dc.titleEducomunicação & mídia radical: uma pedagogia revolucionária com as tecnologias da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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