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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Burnham, Teresinha Fróes | - |
dc.contributor.author | Ramos, Marcílio Rocha | - |
dc.creator | Ramos, Marcílio Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-12T17:00:23Z | - |
dc.date.available | 2013-06-12T17:00:23Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11902 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objeto a análise qualitativa dos processos de aprendizagem com a realização de canais interativos dentro da escola – jornal, rádio e blog –, para radicalizar o acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e a construção do conhecimento, tomando-se como ponto de partida o aprender-fazendo com uma epistemologia dialética e o método da Pesquisa-ação. Foram planejados e realizados informativos, programas de rádio e um processo de interação com blog através do qual todos agiam nestes canais como emissor e receptor, numa horizontalidade na qual o pesquisador assumia as funções de orientador das atividades - e também aprendiz com os próprios alunos, dada a quantidade de informações e técnicas. Através da exploração do potencial da produção das mídias impressas e eletrônicas, a Dissertação buscou três objetivos: constatar a riqueza da sua produção na escola para uma prática de ensino e aprendizagem; a interdisciplinaridade provenientes destas práticas e a formação de seres protagonistas para a realização de uma mídia radical a partir das práxis com estas tecnologias. Todos os canais que foram planejados foram realizados, através de ações coletivas e individuais, sempre com pesquisa, compartilhamento e utilização da Internet como fonte de apoio à autoria. As dificuldades que se apresentaram foram vencidas pela própria mobilização dos agentes implicados, mesmo sob os dramas das exclusões sociais e tecnológicas a que eles (e também suas escolas) estão sujeitos. Os saberes se socializaram, as técnicas se familiarizaram, houve o desenvolvimento de um modo de fazer, um habitus que tornaram seus agentes referências dentro da própria escola para os colegas e professores. Diante do potencial oferecido pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação para a aprendizagem, conscientização e mobilização social, recomenda-se que a escola realize canais interativos e produtos multimídias como métodos pedagógicos, conduzindo as relações entre professores e alunos para uma horizontalidade, e, estrategicamente, passe a atuar com a comunidade através da produção de informação e comunicação criando uma rede de ação para o conhecimento e a emancipação - o que chamamos de uma pedagogia revolucionária com as mídias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Mobilização | pt_BR |
dc.subject | Informação | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Mídia radical | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Aprender-fazendo | pt_BR |
dc.subject | Knowledge | pt_BR |
dc.subject | Actig | pt_BR |
dc.subject | Emancipation | pt_BR |
dc.subject | Edocommunica-tion | pt_BR |
dc.subject | Communication technology | pt_BR |
dc.subject | Radical media | pt_BR |
dc.title | Educomunicação & mídia radical: uma pedagogia revolucionária com as tecnologias da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Marcilio Rocha Ramos.pdf | 10,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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