Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lordêlo, José Albertino Carvalho | - |
dc.contributor.author | Nery, Márcia Oliveira | - |
dc.creator | Nery, Márcia Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-12T16:50:06Z | - |
dc.date.available | 2013-06-12T16:50:06Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11900 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se propôs a analisar a cultura da organização escolar, através de um estudo de caso comparativo realizado em duas escolas, uma pública e outra particular. O estudo buscou identificar a partir dos indicadores de clima organizacional, a percepção dos professores acerca dos fatores relacionados à cultura escolar, agrupados em duas categorias: zona de visibilidade e zona de invisibilidade. A primeira categoria é composta pelos fatores denominados de comprometimento com o trabalho docente, comprometimento com a aprendizagem dos alunos, comprometimento com a própria formação / qualificação profissional docente - elementos conceituais que têm de ser escritos, pois devem expressar as representações e a linguagem utilizada em documentos escolares. A segunda categoria, zona de Invisibilidade, é composta pelos elementos invisíveis (linguagem não-verbal, cerimônias, ritos, modismos, comportamentos sociais manifestos) que são os valores e as crenças representativas das práticas cotidianas da escola. Assim, investigou-se, como a escola estabelece sua configuração social e se consolida como uma organização viva e dinâmica, cuja disposição interna e cujo funcionamento, resultam do jogo de forças entre as influências externas e as inter-relações dos seus diferentes atores, mesmo estando submetida às normas e ao controle externo dos sistemas escolares. A busca da compreensão da cultura escolar levou à análise de seus símbolos, artefatos, crenças e valores. Os resultados obtidos na pesquisa, permitiram constatar que os professores das escolas pública e particular compartilham das mesmas crenças e se diferenciam quanto aos valores e aos fatores relacionados ao comprometimento, principalmente nas questões relativas à aprendizagem dos alunos mais pobres. Outro dado que se deve considerar como relevante, diz respeito à importância do investimento na própria formação continuada por parte dos professores, tendo em vista que mesmo quando as iniciativas de promoção de cursos e eventos de natureza pedagógica são da escola, os professores da escola pública apresentarem índices de participação inferiores aos dos professores da escola particular. Os estudos sobre cultura, satisfação com o trabalho e de outras dimensões do campo do comportamento da organização escolar no Brasil são escassos. Este estudo pretende contribuir para a ampliação dos conhecimentos no campo da administração da educação, para compreender como as características culturais de práticas pedagógicas ora conservadoras ora inovadoras, se fazem igualmente presentes em escolas que atendem a realidades distintas, organizadas e administradas, de forma diferenciada, interpondo-se e sobrepondo-se a diversos elementos culturais que lhes são contrários, ainda assim eles ganham força e 6 identidade próprias, determinando de maneira singular suas práticas pedagógicas cotidianas e sua cultura escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Clima organizacional | pt_BR |
dc.subject | Administração da educação | pt_BR |
dc.subject | Crenças | pt_BR |
dc.subject | Símbolos | pt_BR |
dc.subject | Valores | pt_BR |
dc.subject | Comprometimento | pt_BR |
dc.subject | Escola particular | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Organizational climate | pt_BR |
dc.subject | Educational managemen | pt_BR |
dc.subject | Symbols | pt_BR |
dc.subject | Commitment | pt_BR |
dc.subject | Values | pt_BR |
dc.subject | Private school | pt_BR |
dc.subject | Public school | pt_BR |
dc.subject | School culture | pt_BR |
dc.subject | Beliefs | pt_BR |
dc.title | Comprometimento, valores e crenças em escolas na Bahia: um estudo de caso da cultura da organização escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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