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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11893
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Cunha, Maria Couto | - |
dc.contributor.author | Baraúna, Rosemeire Silva | - |
dc.creator | Baraúna, Rosemeire Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T19:52:38Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T19:52:38Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11893 | - |
dc.description | 168 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | No campo das políticas educacionais dos anos 90 a gestão assumiu centralidade nos debates e propostas. O trabalho apresentado versa sobre a concepção de autonomia na gestão difundida com as ações do Fundescola, programa desenvolvido em parceria técnica e financeira com o Banco Mundial. A abordagem proposta situa a gestão no processo de mudanças requisitadas pelas transformações políticas, econômicas e culturais que têm envolvido os países nas últimas décadas. Nesse sentido, enfatizamos as políticas focalizadas para os países em desenvolvimento e sua articulação com os propósitos do sistema capitalista de produção, cenário em que o gerencialismo surge como ideologia para estruturação das funções do Estado em seus diversos setores, em específico o setor educacional. Através dos pressupostos de uma abordagem qualitativa refletimos sobre a conjuntura que solicita mudanças na cultura de organização das instituições educacionais, confrontando as referências teóricas e documentais com os dados coletados empiricamente através de um estudo de dois casos em municípios baianos. Nessas análises enfocamos os projetos PES – Planejamento Estratégico da Secretaria e PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola, problematizando os efeitos dessas propostas para o alcance da autonomia nos sistemas de educação municipal e suas escolas. As análises empreendidas apontaram as fragilidades desses projetos para a superação do centralismo e controle característicos de uma gestão na perspectiva de uma organização burocrática. O caráter estratégico dos projetos se revelou no estabelecimento de prioridades a serem alcançadas pelo sistema nacional em conformidade com as aspirações internacionais. Constatamos que a adoção de técnicas de planejamento com foco no desempenho educacional, aferido através dos índices de aprovação, tem restringindo em muitos aspectos a possibilidade de alcance da autonomia e participação efetiva da comunidade local nos rumos da educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e dministração | pt_BR |
dc.subject | Autonomia escolar | pt_BR |
dc.subject | Fundescola | pt_BR |
dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
dc.subject | Política e educação | pt_BR |
dc.subject | Politics education | pt_BR |
dc.subject | Educational planning | pt_BR |
dc.subject | School autonomy | pt_BR |
dc.subject | Schools – Management and organi zation | pt_BR |
dc.title | Autonomia monitorada: o Fundescola e a gestão da educação municipal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao Rosemeire Barauna.pdf | 678,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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