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dc.contributor.advisorCunha, Maria Couto-
dc.contributor.authorBaraúna, Rosemeire Silva-
dc.creatorBaraúna, Rosemeire Silva-
dc.date.accessioned2013-06-11T19:52:38Z-
dc.date.available2013-06-11T19:52:38Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11893-
dc.description168 f.pt_BR
dc.description.abstractNo campo das políticas educacionais dos anos 90 a gestão assumiu centralidade nos debates e propostas. O trabalho apresentado versa sobre a concepção de autonomia na gestão difundida com as ações do Fundescola, programa desenvolvido em parceria técnica e financeira com o Banco Mundial. A abordagem proposta situa a gestão no processo de mudanças requisitadas pelas transformações políticas, econômicas e culturais que têm envolvido os países nas últimas décadas. Nesse sentido, enfatizamos as políticas focalizadas para os países em desenvolvimento e sua articulação com os propósitos do sistema capitalista de produção, cenário em que o gerencialismo surge como ideologia para estruturação das funções do Estado em seus diversos setores, em específico o setor educacional. Através dos pressupostos de uma abordagem qualitativa refletimos sobre a conjuntura que solicita mudanças na cultura de organização das instituições educacionais, confrontando as referências teóricas e documentais com os dados coletados empiricamente através de um estudo de dois casos em municípios baianos. Nessas análises enfocamos os projetos PES – Planejamento Estratégico da Secretaria e PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola, problematizando os efeitos dessas propostas para o alcance da autonomia nos sistemas de educação municipal e suas escolas. As análises empreendidas apontaram as fragilidades desses projetos para a superação do centralismo e controle característicos de uma gestão na perspectiva de uma organização burocrática. O caráter estratégico dos projetos se revelou no estabelecimento de prioridades a serem alcançadas pelo sistema nacional em conformidade com as aspirações internacionais. Constatamos que a adoção de técnicas de planejamento com foco no desempenho educacional, aferido através dos índices de aprovação, tem restringindo em muitos aspectos a possibilidade de alcance da autonomia e participação efetiva da comunidade local nos rumos da educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e dministraçãopt_BR
dc.subjectAutonomia escolarpt_BR
dc.subjectFundescolapt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica e educaçãopt_BR
dc.subjectPolitics educationpt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.subjectSchool autonomypt_BR
dc.subjectSchools – Management and organi zationpt_BR
dc.titleAutonomia monitorada: o Fundescola e a gestão da educação municipalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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