Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Maria Ornélia Silveira-
dc.contributor.authorFrança, Magdalânia Cauby-
dc.creatorFrança, Magdalânia Cauby-
dc.date.accessioned2013-06-11T19:00:14Z-
dc.date.available2013-06-11T19:00:14Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11883-
dc.description.abstractA presente pesquisa se propôs a refletir sobre a Formação de Educadores de Jovens e Adultos (FEJA) considerando a necessidade emergente de estudos nesta área, tendo em vista buscar compreender a práxis da FEJA e contribuir para a melhoria de sua qualidade. Para tanto, a partir das representações dos formadores e educadores fez análise comparativa entre os referenciais teóricos e práticos de EJA e os pressupostos teóricos, metodológicos e didáticos presentes nos programas de FEJA da rede pública de ensino do município de Salvador, a partir de meados da década de 90. Esta investigação aponta para a confirmação da hipótese da necessidade de se buscar a especificidade na FEJA, indicando em que medida os programas de formação têm propiciado e incentivado ao educador desenvolver as competências requeridas para compor o novo perfil de profissional da educação. Destaca-se, também a tendência da formação do profissional reflexivo pautada numa epistemologia da prática. Os resultados revelam a urgência de superação da falta de políticas públicas para a EJA e a necessidade de construção de novo paradigma para a formação de professores como uma educação de adultos continuada, cujo objetivo maior, seria possibilitar o desenvolvimento do potencial do educador de EJA. Portanto, retoma-se o conceito de educação ao longo da vida, que envolve uma multiplicidade de processos de aprendizagem, tão relevante para a iminente sociedade do conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de Educadorespt_BR
dc.subjectFormation of educatorspt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectPermanent educationpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectYoung and adult educationpt_BR
dc.titleEm busca da especificidade da formação de educadores de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magdalania Franca.pdf255,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.