Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marques, Maria Ornélia Silveira | - |
dc.contributor.author | França, Magdalânia Cauby | - |
dc.creator | França, Magdalânia Cauby | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T19:00:14Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T19:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11883 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa se propôs a refletir sobre a Formação de Educadores de Jovens e Adultos (FEJA) considerando a necessidade emergente de estudos nesta área, tendo em vista buscar compreender a práxis da FEJA e contribuir para a melhoria de sua qualidade. Para tanto, a partir das representações dos formadores e educadores fez análise comparativa entre os referenciais teóricos e práticos de EJA e os pressupostos teóricos, metodológicos e didáticos presentes nos programas de FEJA da rede pública de ensino do município de Salvador, a partir de meados da década de 90. Esta investigação aponta para a confirmação da hipótese da necessidade de se buscar a especificidade na FEJA, indicando em que medida os programas de formação têm propiciado e incentivado ao educador desenvolver as competências requeridas para compor o novo perfil de profissional da educação. Destaca-se, também a tendência da formação do profissional reflexivo pautada numa epistemologia da prática. Os resultados revelam a urgência de superação da falta de políticas públicas para a EJA e a necessidade de construção de novo paradigma para a formação de professores como uma educação de adultos continuada, cujo objetivo maior, seria possibilitar o desenvolvimento do potencial do educador de EJA. Portanto, retoma-se o conceito de educação ao longo da vida, que envolve uma multiplicidade de processos de aprendizagem, tão relevante para a iminente sociedade do conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de Educadores | pt_BR |
dc.subject | Formation of educators | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Permanent education | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | pt_BR |
dc.subject | Young and adult education | pt_BR |
dc.title | Em busca da especificidade da formação de educadores de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|